AGENDA 2018.2



Agosto
02/08/2018 (8h – Sede GPEHM): Orientação e encaminhamentos para o segundo semestre 2018.

13 a 18/8/2018 - 8º Encontro Luso-Brasileiro de História da Matemática. Foz do Iguaçu, PR, Brasil. 
🔁

  • Comunicação oral: Ana Carolina Costa Pereira & Fumikazu Saito. “Um estudo preliminar da obra Via regia ad geometriam (1636) de Petrus Ramus”.
  • Comunicação oral: Isabelle Coelho da Silva & Ana Carolina Costa Pereira. "O uso de documentos originais em pesquisas que envolvem a história da matemática dos séculos XVI e XVII".
  • Comunicação oral: Antonia Naiara de Sousa Batista  & Ana Carolina Costa Pereira. "Um estudo inicial da obra Chronographia, Reportio dos Tempos... (1603), de Manoel de Figueiredo e o instrumento Balhestilha"
  • Comunicação oral: Verusca Batista Alves & Ana Carolina Costa Pereira. "A régua de cálculo circular na obra The Circles of Proportion and the Horizontal Instrument (1632), de William Oughtred: Reflexões inciais nos aspectos contextuais".
  • Comunicação oral: Suziê Maria de Albuquerque & Ana Carolina Costa Pereira. "O ábaco de Gerbert e o texto histórico Régula de abaco computi (976 d.C) como recursos didáticos na articulação entre a história e o ensino da matemática".
  • Comunicação oral: Eugeniano Brito Martins & Ana Carolina Costa Pereira. "As Barras de Napier e a obra Rabdologiae seu numerationis per virgulas .., (1617), um enfoque contextual histórico"

Setembro
31/08 a 09/09/2018: Semana de estudos do GPEHM. Fortaleza, CE, Brasil.

04/09/2018 (17h – Sede GPEHM: Defesa de mestrado da Isabelle Coelho da Silva.  UECE, Fortaleza, CE, Brasil.


05/09/2018 (17h – Sede GPEHM: Defesa de mestrado da Antonia Naiara de Sousa Batista.  UECE, Fortaleza, CE, Brasil.


13 a 15/9/2018:  V Seminário de Escritas e Leituras em Educação Matemática. Fortaleza, CE, Brasil. 🔁

  • Comunicação oral: Ana Carolina Costa Pereira & Fumikazu Saito. “Algumas breves considerações sobre o radius astronomicus na interface entre História e Ensino de Matemática”.
  • Comunicação oral: Suziê Maria de Albuquerque, Verusca Batista Alves & Francisco Wagner Soares Oliveira. "A contribuição da leitura e da escrita na compreensão do texto histórico Regula De Abaco Computi: construindo interfaces entre a história e o ensino de matemática para o caso da multiplicação".
  • Comunicação oral: Antonia Naiara de Sousa Batista, Isabelle Coelho da Silva & Ana Carolina Costa Pereira. "A importância do tratamento didático em um documento histórico: Chronographia Reportorio dos Tempos...(1603)".
  • Minicurso: "A linguagem matemática em um texto histórico: a construção e o uso do Báculo de Petrus Ramus". Ana Carolina Costa Pereira & Fumikazu Saito.
    • Instrutora: Ana Carolina Costa Pereira
    • Observadora: Verusca Batista Alves
    • Carga horária: 4 horas
    • Resumo: Esse minicurso busca explorar alguns aspectos da linguagem de antigos textos matemáticos no ensino de matemática. Para tanto, apresentaremos um excerto de um documento publicado pelo matemático francês Petrus Ramus (1515-1571), intitulado Via regis ad geometriam - The Way To Geometry, que trata da descrição de um instrumento conhecido por báculo.
20/09/2018 (17h – Sede GPEHM) - Apresentação: Os três eixos de investigação do GPEHM.  Leitura complementar: BARONI, Rosa L. S.; TEIXEIRA, Marcos V.; NOBRE, Sergio R. A investigação científica em História da Matemática e suas relações com o programa de pós-graduação em Educação Matemática. In: BICUDO, Maria A. V.; BORBA, Marcelo C. Educação Matemática: pesquisa em movimento. São Paulo: Cortez, 2004. p. 164-185.

24 a 28/09/2018 (08 as 12h - LabMat): Minicurso - "Os conhecimentos matemáticos mobilizados na manipulação das Barras de Napier descritas na obra Rabdologiae ... de 1617". Eugeniano Brito Martins.


    Outubro

    04/10/2018 (17h – Sede GPEHM )- Discussão do texto: SIU, Man-keung. “No, I don’t use history of mathematics in my class. Why?". In: HPM2004 & ESU4, 2004, Uppsala. Proceedings.... Uppsala, 2004. p. 268 - 277. 🔁

    18/10/2018 (17h – Sede GPEHM) - Discussão do texto: FRIED, Michael N.. Can Mathematics Education and History of Mathematics Coexist? Science And Education, [s.l.], v. 10, n. 4, p.391-408. 2001. Springer Nature. http://dx.doi.org/10.1023/a:1011205014608. 🔁


    26/10/2018 - Intercambio com o NUPHEM (UFRN/Natal)

    Novembro
    08/11/2018 (17h – Sede GPEHM) - Discussão do texto: Fried, M. N. (2007). Didactics and history of mathematics: Knowledge and self-knowledge. Educational Studies in Mathematics, 66(2), 203-223. DOI: 10.1007/s10649-006-9025-5. 🔁

    12/11/2018 a 14/11/2018 (08 as 12h  - LabMat): Curso de extensão - "Manipulando o Ábaco de Gerbert para os casos da divisão dos números". Suziê Maria de Albuquerque.

    22/11/2018 (17h – Sede GPEHM) - Discussão do texto: SAITO, Fumikazu. Construindo interfaces entre história e ensino da matemática. Ensino da Matemática em Debate, Sl, v. 3, n. 1, p.319, ago. 2016. 🔁

    Dezembro
    06/12/2018 (17h – Sede GPEHM) - Discussão do texto: PEREIRA, Ana Carolina Costa; SAITO, Fumikazu. Articulando história e ensino da matemática: A (re)construção do báculo de Petrus Ramus (1515-1572). Revista Cocar, Pará, v. 12, n. 24, p.1-25, ago. 2018. 

    20/12/2018 (17h – Local à definir) - Fechamento do Semestre 2018.2 – Confraternização Natalina