Pesquisar este blog

MEMBROS


PESQUISADORES


Possui graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade Estadual do Ceará (2001), mestrado em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2005), doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2010) e pós-doutorado em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Ainda atua como docente Adjunta da Universidade Estadual do Ceará e líder do Grupo de Pesquisa em Educação e História da Matemática (GPEHM). Tem experiência na área de Educação Matemática, com ênfase em História de Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores de matemática e interface entre história e ensino de matemática.


Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira da Universidade Federal do Ceará-UFC. Possui Licenciatura em Matemática pela Universidade Estadual do Ceará-UECE (2001), Especialização em Informática Educativa pela Universidade Federal do Ceará-UFC (2003) e mestrado em Educação pela Universidade Estadual do Ceará-UECE (2008). Tem experiência na área de Formação Continuada de Professor, Educação à Distância e Formação Inicial, com ênfase em Educação Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino-aprendizagem, educação matemática, recurso didático, formação de professores e metodologia de ensino. Pesquisadora e colaboradora no GEM2 Grupo de Estudo em Educação Matemática do Multimeios e do GPEHM Grupo de Pesquisa e Ensino de História da Matemática.

Possui graduação em Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade Estadual do Ceará (2011), Bacharelado em Administração pela Universidade Federal do Ceará (2015) e Mestrado em Matemática pela Universidade Federal de Itajubá (2014). Tem experiência na área de Equações Diferenciais Ordinárias, com ênfase em Mecânica Celeste. Tem interesse também na área de Matemática Aplicada, Modelagem Matemática, História da Matemática, Formação de Professores e Educação Matemática. Membro do Grupo de Pesquisa Formação de Professores, Fundamentos Educativos e Práticas Docentes (FORPRO) da Universidade Estadual do Ceará e do Grupo de Pesquisa em Educação e História da Matemática (GPEHM) da Universidade Estadual do Ceará. 


Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN (2014). Mestra em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2008). Possui especialização em Educação Matemática pela Universidade Estadual do Pará - UEPA (2002). Licenciada plena em Matemática pela Universidade Estadual do Pará (1995). Atualmente é professora efetiva da Universidade Federal do Pará - UFPA. Atuou durante 21 anos na Secretaria Estadual de Educação SEDUC/PA como professora de matemática em todos os níveis da Educação Básica. Foi professora formadora de projetos federais como o Curso de Licenciatura em Matemática do Plano Nacional de Formação de Docentes da Educação Básica - PARFOR/UFPA e no Pacto pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC). Exerceu a função de professora substituta na UEPA. Possui experiência na área da Educação, com ênfase em Ensino-Aprendizagem de Matemática. Atua principalmente nos seguintes temas: História da Matemática, Educação Matemática, Formação de Professores, Alfabetização Matemática e Educação de Jovens e Adultos.


Possui graduação em Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade Estadual do Ceará (2008), mestrado em Matemática em Rede Nacional pela Universidade Federal do Ceará (2016). Atualmente é técnica em formação de professores de matemática na Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação - CREDE 1. É membro do Grupo de Pesquisa em Educação e História da Matemática (GPEHM/UECE).


Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE, Campus Canindé. Mestre em Ensino de Ciências e Matemática (PGECM/IFCE); Especialista em Ensino de Matemática (UECE) e Planejamento Educacional (UVA-CE). Graduado em Estatística (UFC), Licenciado em Matemática (UECE). Pesquisando sobre História da Matemática, Instrumentos e artefatos históricos de matemática; formação de professores no Ensino de Matemática.
Mestre em Ensino de Ciências e Matemática pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (PGECM/IFCE) (2019), especialista em Metodologia do ensino de matemática e física pela Universidade Candido Mendes (2018), graduado em Licenciatura Plena em Matemática pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - Campus Canindé (2017). Formador regional do MaisPaic na CREDE 7 Canindé na área de matemática nos anos finais do ensino fundamental (2019). Possui experiência como docente em matemática no Colégio Estadual Nazaré Guerra e como bolsista de iniciação à docência do Pibid de Matemática do IFCE Campus Canindé. Membro do Grupo de Pesquisa em Educação e História da Matemática (GPEHM/UECE).


É Doutor e Mestre em História da Ciência pelo Programa de Estudos Pós-Graduados em História da Ciência, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Possui graduação em Engenharia Elétrica e é bacharel em Filosofia. Atualmente é professor do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática da PUC/SP e do Programa de Estudos Pós-Graduados em História da Ciência da PUC/SP e pesquisador junto ao Centro Simão Mathias de Estudos em História da Ciência (CESIMA-PUC/SP). Foi editor do periódico eletrônico "História da Ciência e Ensino: Construindo Interfaces" (2010-2019). Tem experiência na área de Filosofia e História da Ciência e da Matemática, História da Ciência e Ensino de Ciência e de matemática, História da Ciência da Técnica e da Tecnologia, atuando principalmente nos seguintes temas: filosofia natural, magia natural, aparatos e instrumentos científicos e matemáticos, a ideia de experimento e experiência, ciência e matemática nos séculos XVI e XVII. Foi pesquisador convidado em: History Department, Stanford University (2007 e 2010); Philosophy and Social Science Department, Università degli Studi di Siena (2007); e Programa de Maestria en Enseñanza de las Matemáticas da Pontifícia Universidad Católida del Peru (2014, 2015, 2017 e 2019). (blog: http://fumikazusaito.com) 

Mestra em Matemática pela Universidade Federal do Ceará (UFC) (2005). Graduada em Matemática pela UFC na modalidade Bacharelado (2002). Coordenadora de Área do PIBID - Matemática/FECLI (2014 - 2017). Coordenadora de Subprojeto do Programa de Apoio a Laboratórios Interdisciplinares de Formação de Educadores - LIFE (2012 -2014). Integrante do Grupo de Pesquisa em Educação e História da Matemática (GPEHM) (UECE). Atua como professora do Curso de Difusão de Conhecimento intitulado ?Curso de GeoGebra?, na modalidade a distância, oferecido pelo Departamento de Métodos Quantitativos da UNESPAR - Campus de Apucarana. Atualmente, é professora Assistente F da Universidade Estadual do Ceará, no Curso de Licenciatura em Matemática e Coordenadora do Laboratório de Pesquisa e Ensino de Matemática (LAPEM) (UECE/FECLI). Possui experiência na formação de professores de matemática e atua neste campo desde 2006. Tem interesse nos seguintes temas: ensino e aprendizagem de Matemática; Tecnologias de Informação e Comunicação; formação de professores com ênfase em geometria e metodologias de ensino de Matemática.


é graduada em Licenciatura em Ciências com Habilitação Plena em Matemática pela Universidade Estadual do Ceará (UECE), Especialista em Ensino de Matemática pela Universidade Estadual do Ceará (UECE), cuja formação está direcionada para o Ensino e a Aprendizagem da Matemática. É Especialista em Gestão e Avaliação da Educação Pública pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) a qual está voltada para a Gestão do Currículo. É mestra em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e doutoranda em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Atualmente é professora efetiva do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará, Campus Caucaia. Ocupa o cargo de Diretora Geral da Regional Ceará da Sociedade Brasileira de Educação Matemática do triênio 2019 - 2022. ORCID: https://orcid.org/0000-0001-7320-167X.


Licenciado em Ciências pelo Centro de Estudos Superiores do Estado do Pará (1983), Licenciado em Matemática pelo Centro de Estudos Superiores do Estado do Pará (1984), Especialista em Matemática pela UNESPA (1989), Mestre em Matemática pela Universidade Federal do Pará (2001) e Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN (2012). Atualmente é professor da Universidade da Universidade do Estado do Pará - UEPA. Atua no ensino superior na qualidade de professor nos cursos de Licenciatura em Matemática, Licenciatura em Ciências e Pedagogia, e nos Cursos de Especialização em Educação Matemática e Fundamentos de Matemática. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Matemática Computacional, Álgebra Linear; Estruturas Algébricas, Análise Real, História da Matemática, História das Ciências e Formação de Professores. Foi professor de Matemática do Ensino Fundamental e Médio durante 18 anos, Diretor da SBEM-PA durante o triênio 2004/2007, membro da DNE da SBEM no triênio 2007/2010. É avaliador da Revista Iberoamericana de Educação Matemática - UNIÓN, membro do Comitê Científico da Revista REMATEC, Membro do Conselho Editorial da Coleção Contextos da Ciência, uma publicação da Editora Livraria da Física. Professor no Ensino Superior há mais de 30 anos. Vinculado ao Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Matemática (PMPEM) da Universidade do Estado do Pará (UEPA) e Líder do Grupo de Pesquisa em História, Educação e matemática na Amazônia (GHEMAZ). Membro da Diretória da SBHMat e Coordenador Científico do XIII Seminário Nacional de História da Matemática (XIII SNHM), que será realizado em Fortaleza (CE), no período de 14 a 17 de abril de 2019, na Universidade Estadual do Ceará (UECE).


Licenciado em Ciências pela Universidade Federal do Pará (1985), Licenciado em Matemática pela Universidade Federal do Pará (1988) , Bacharelado em Teologia - Seminário Teológico Batista Equatorial (1994), e Mestre em Educação em Ciências e Matemática pela Universidade Federal do Pará (2004). Doutor em Educação pela PUC- Rio. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Matemática. Atualmente ministra as disciplinas: Instrumentação I e II no curso de Licenciatura em Matemática da Universidade do Estado do Pará (UEPA) e Ensino de Matemática I e II no Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Matemática (PMPEM/UEPA). Foi professor da Educação Básica durante 36 anos na escola pública e Escola Tenente Rêgo barros. Atua no ensino superior há mais de 15 anos. Atualmente coordena o Laboratório de Educação Matemática (LABEM/UEPA) e é Líder do Grupo de Pesquisa em História, Educação e Matemática na Amazônia (GHEMAZ), vinculado à Universidade do Estado do Pará. 


Mestra em Ensino de Ciências e Matemática pelo IFCE, possui graduação em MATEMÁTICA pela Universidade Estadual do Ceará (2007), pós graduação em COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA pelo Instituto UFC Virtual (2015). Tem experiência na área do Ensino de Matemática, com ênfase na articulação entre a história e o ensino da matemática. Além de desenvolver trabalhos que trazem a pesquisa como princípio educativo, por meio do acompanhamento pedagógico junto a professores e estudantes da Educação Básica.
Mestra em Ensino de Ciências e Matemática pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE/2020). Licenciada em Matemática pela Universidade Estadual do Ceará (UECE/2017), faz parte do Grupo de Pesquisa em Educação e História da Matemática (GPEHM). Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Ensino de Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: História da Matemática, Educação Matemática, Instrumentos Históricos para o ensino, em específico a Régua de Cálculo Circular, Formação de Professores e Ensino de Matemática.


ESTUDANTES



Possui graduação em Licenciatura em Matemática (2016), pela Universidade Estadual do Ceará (UECE) e mestrado (2018) pela Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PGECM), no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE). É vice-líder do Grupo de Pesquisa em Educação e História da Matemática (GPEHM). Atualmente é professora substituta do Curso de Licenciatura em Matemática e Doutoranda da Pós-Graduação em Educação, ambos na Universidade Estadual do Ceará (UECE). Tem experiência na área da Educação Matemática e da História da Matemática, com ênfase, na formação de professores de matemática, articulação entre história e ensino de matemática, e instrumentos matemáticos.


Doutorando em Educação Ciências e Matemática pela UFPA (2018), Mestre em Educação, Ciências e Matemática pela UFPA, Licenciado em Matemática (UEPA) pela qual ganhou o primeiro lugar no prêmio de Melhor TCC 2013. Fez parte da Comissão organizadora do VII ao XI Encontro Paraense de Educação Matemática(EPAEM).Monitor das disciplinas "matemática presencial e EAD" e "Cálculo Diferencial e Integral" pela Universidade da Amazônia (UNAMA), monitor-professor em (2008 - 2009) do projeto "Aprender Ensinando e Ensinando a Aprender Matemática" e monitor de Informática pela UEPA. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em, Fundamentos de Matemática Elementar, Geometria Euclidiana, Cálculo Diferencial e Integral, Álgebra Linear; História da Matemática e Educação Matemática. fez parte da diretoria regional da Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM-PA) no período de 2010-2017, Atualmente atua como pesquisador do Grupo de Pesquisa em História da Matemática e Educação Matemática na Amazônia da UEPA e participa do Grupo de Pesquisa em História e Educação Matemática (GEHEM) da UFPA.


Possui graduação em Bacharelado em Matemática pela Universidade Federal do Ceará-UFC (2011), graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal do Ceará ? UFC (2013), especialização em Ensino de Matemática pela Faculdade Farias Brito (2013) e Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Federal do Ceará ? UFC (2018). Atualmente é professora efetiva da Secretária de Educação do Estado do Ceará ? SEDUC e doutoranda do programa de pós-graduação em Educação pela Universidade Estadual do Ceará - UECE. Tem experiência na área de Educação Matemática, com ênfase em Ensino de Matemática, atuando na Formação inicial e continuada de Professores de Matemática sobre Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) no Ensino de Matemática.
É Mestra em Ensino de Matemática pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (PGECM/IFCE). Possui graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade Estadual do Ceará (UECE), com período sanduíche na Universidade de Pittsburgh. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino de Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: história da matemática, educação matemática e formação de professores. É membro do Grupo de pesquisa História e Epistemologia na Educação Matemática (HEEMa) e do Grupo de Pesquisa em Educação e História Matemática - GPEHM. Atualmente, faz parte da Diretoria da Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM), regional Ceará e é doutoranda do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). 
Discente a nível de Doutorado do Curso de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemáticas do Instituto de Educação Matemática e Científica (IEMCI) da Universidade Federal do Pará (UFPA). Possui graduação em Matemática pela Escola Superior Madre Celeste (ESMAC). Especialização em Educação Tecnológica pela Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas de Marabá (FACIMAB). Mestrado em Ensino de Matemática pela Universidade do Estado do Pará (UEPA). Atualmente é professor da Secretaria Executiva de Educação do Estado do Pará (SEDUC/PA). Membro do Grupo de Pesquisa sobre Práticas Socioculturais e Educação Matemática. Tem experiência na área de Matemática com ênfase em Educação Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: Metodologias para o Ensino de Matemática e História da Matemática.


Mestranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará - PPGE/UECE. Graduada em Licenciatura Plena em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará - UECE. Pesquisa "A formação inicial de professores para o ensino de matemática: reflexões sobre os saberes e práticas". Orientação: Prof.ª Dra. Ana Carolina Costa Pereira. Integrante do Grupo de Pesquisa em Educação e História da Matemática (GPEHM). 


Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), licenciado em Matemática pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Atualmente é professor efetivo de matemática (Ensino Médio) no Governo do Estado do Ceará e membro do Grupo de Pesquisa em Educação e História da Matemática (GPEHM UECE).


Licenciada em Matemática pela Universidade Estadual do Ceará (2019). Mestranda do programa de pós-graduação em ensino de Ciências e Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Ceará. Membro do grupo de pesquisa em Educação e História da Matemática (GPEHM). Tem interesse pelos temas: História da Matemática, Formação de professores da Matemática e Ensino de Matemática.


Licenciada em Matemática pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Colaboradora do Grupo de Estudo em Educação Matemática (GEEM) da Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central da UECE e participante do Grupo de Educação Matemática do Laboratório de Pesquisa Multimeios (GEM²) da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará (UFC) e do Grupo de Pesquisa em Educação e História da Matemática (GPEHM). Tem interesse pelos temas: Formação de professores de Matemática; Ensino de Matemática; História da Matemática; Educação Matemática.


É graduando do curso de licenciatura em matemática pela Universidade Estadual do Ceará e membro do Grupo de Pesquisa em Educação e História da Matemática (GPEHM). Desenvolve projeto na área da Educação Matemática , com ênfase em História da Matemática,atuando nos seguintes temas:fontes históricas,instrumentos matemáticos do século XVI , interface entre história e ensino da matemática e formação do professor de matemática


É graduando do curso de Licenciatura em Matemática pela Universidade Estadual do Ceará e membro do Grupo de Pesquisa em Educação e História da Matemática (GPEHM). Desenvolve projeto na área da Educação Matemática, com ênfase em História de Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: Fontes históricas, instrumentos matemáticos do século XVI, interface entre história e ensino de matemática e formação do professor de matemática.


Milena Carneiro Almeida (Graduação)
É graduanda do curso de Licenciatura em Matemática pela Universidade Estadual do Ceará e membro do Grupo de Pesquisa em Educação e História da Matemática (GPEHM). Desenvolve projeto na área da Educação Matemática, com ênfase em História de Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: Fontes históricas, instrumentos matemáticos do século XVI, interface entre história e ensino de matemática e formação do professor de matemática. 

Atualmente é graduanda do curso de Licenciatura em Matemática pela Universidade Estadual do Ceará e membro do Grupo de Pesquisa em Educação e História da Matemática (GPEHM). Desenvolve projeto na área da Educação Matemática, com ênfase em História de Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: Fontes históricas, interface entre história e ensino de matemática e formação do professor de matemática. 


Sabrina de Sousa Paulino (Graduação)
É graduanda do curso de Licenciatura em Matemática pela Universidade Estadual do Ceará (UECE) e membro do Grupo de Pesquisa em Educação e História da Matemática (GPEHM). Desenvolve projeto na área da Educação Matemática, com ênfase em História de Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: Fontes históricas, instrumentos matemáticos do século XVI, interface entre história e ensino de matemática e formação do professor de matemática. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário