PESQUISADORES
Possui graduação em
Licenciatura em Matemática pela Universidade Estadual do Ceará (2001), mestrado
em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita
Filho (2005), doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte
(2010) e pós-doutorado em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade
Católica de São Paulo. Ainda atua como docente Adjunta da Universidade Estadual
do Ceará e líder do Grupo de Pesquisa em Educação e História da Matemática
(GPEHM). Tem experiência na área de Educação Matemática, com ênfase em História
de Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de
professores de matemática e interface entre história e ensino de matemática.
Doutora pelo Programa
de Pós-Graduação em Educação Brasileira da Universidade Federal do Ceará-UFC.
Possui Licenciatura em Matemática pela Universidade Estadual do Ceará-UECE
(2001), Especialização em Informática Educativa pela Universidade Federal do
Ceará-UFC (2003) e mestrado em Educação pela Universidade Estadual do
Ceará-UECE (2008). Tem experiência na área de Formação Continuada de Professor,
Educação à Distância e Formação Inicial, com ênfase em Educação Matemática,
atuando principalmente nos seguintes temas: ensino-aprendizagem, educação
matemática, recurso didático, formação de professores e metodologia de ensino.
Pesquisadora e colaboradora no GEM2 Grupo de Estudo em Educação Matemática do
Multimeios e do GPEHM Grupo de Pesquisa e Ensino de História da Matemática.
Possui graduação em
Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade Estadual do Ceará (2011),
Bacharelado em Administração pela Universidade Federal do Ceará (2015) e
Mestrado em Matemática pela Universidade Federal de Itajubá (2014). Tem
experiência na área de Equações Diferenciais Ordinárias, com ênfase em Mecânica
Celeste. Tem interesse também na área de Matemática Aplicada, Modelagem
Matemática, História da Matemática, Formação de Professores e Educação
Matemática. Membro do Grupo de Pesquisa Formação de Professores, Fundamentos
Educativos e Práticas Docentes (FORPRO) da Universidade Estadual do Ceará e do
Grupo de Pesquisa em Educação e História da Matemática (GPEHM) da Universidade
Estadual do Ceará.
Doutora em Educação
pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN (2014). Mestra em
Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2008). Possui
especialização em Educação Matemática pela Universidade Estadual do Pará - UEPA
(2002). Licenciada plena em Matemática pela Universidade Estadual do Pará
(1995). Atualmente é professora efetiva da Universidade Federal do Pará - UFPA.
Atuou durante 21 anos na Secretaria Estadual de Educação SEDUC/PA como professora
de matemática em todos os níveis da Educação Básica. Foi professora formadora
de projetos federais como o Curso de Licenciatura em Matemática do Plano
Nacional de Formação de Docentes da Educação Básica - PARFOR/UFPA e no Pacto
pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC). Exerceu a função de professora
substituta na UEPA. Possui experiência na área da Educação, com ênfase em
Ensino-Aprendizagem de Matemática. Atua principalmente nos seguintes temas:
História da Matemática, Educação Matemática, Formação de Professores,
Alfabetização Matemática e Educação de Jovens e Adultos.
Possui graduação em
Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade Estadual do Ceará (2008),
mestrado em Matemática em Rede Nacional pela Universidade Federal do Ceará
(2016). Atualmente é técnica em formação de professores de matemática na
Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação - CREDE 1. É membro do
Grupo de Pesquisa em Educação e História da Matemática (GPEHM/UECE).
Professor do Instituto
Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE, Campus Canindé.
Mestre em Ensino de Ciências e Matemática (PGECM/IFCE); Especialista em Ensino
de Matemática (UECE) e Planejamento Educacional (UVA-CE). Graduado em Estatística
(UFC), Licenciado em Matemática (UECE). Pesquisando sobre História da
Matemática, Instrumentos e artefatos históricos de matemática; formação de
professores no Ensino de Matemática.
Mestre em Ensino de
Ciências e Matemática pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e
Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará
(PGECM/IFCE) (2019), especialista em Metodologia do ensino de matemática e
física pela Universidade Candido Mendes (2018), graduado em Licenciatura Plena
em Matemática pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará
- Campus Canindé (2017). Formador regional do MaisPaic na CREDE 7 Canindé na
área de matemática nos anos finais do ensino fundamental (2019). Possui
experiência como docente em matemática no Colégio Estadual Nazaré Guerra e como
bolsista de iniciação à docência do Pibid de Matemática do IFCE Campus Canindé.
Membro do Grupo de Pesquisa em Educação e História da Matemática (GPEHM/UECE).
É Doutor e Mestre em
História da Ciência pelo Programa de Estudos Pós-Graduados em História da
Ciência, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Possui graduação em
Engenharia Elétrica e é bacharel em Filosofia. Atualmente é professor do
Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática da PUC/SP e do
Programa de Estudos Pós-Graduados em História da Ciência da PUC/SP e
pesquisador junto ao Centro Simão Mathias de Estudos em História da Ciência
(CESIMA-PUC/SP). Foi editor do periódico eletrônico "História da Ciência e
Ensino: Construindo Interfaces" (2010-2019). Tem experiência na área de
Filosofia e História da Ciência e da Matemática, História da Ciência e Ensino
de Ciência e de matemática, História da Ciência da Técnica e da Tecnologia,
atuando principalmente nos seguintes temas: filosofia natural, magia natural,
aparatos e instrumentos científicos e matemáticos, a ideia de experimento e
experiência, ciência e matemática nos séculos XVI e XVII. Foi pesquisador
convidado em: History Department, Stanford University (2007 e 2010); Philosophy
and Social Science Department, Università degli Studi di Siena (2007); e
Programa de Maestria en Enseñanza de las Matemáticas da Pontifícia Universidad
Católida del Peru (2014, 2015, 2017 e 2019). (blog: http://fumikazusaito.com)
Mestra em Matemática
pela Universidade Federal do Ceará (UFC) (2005). Graduada em Matemática pela
UFC na modalidade Bacharelado (2002). Coordenadora de Área do PIBID -
Matemática/FECLI (2014 - 2017). Coordenadora de Subprojeto do Programa de Apoio
a Laboratórios Interdisciplinares de Formação de Educadores - LIFE (2012
-2014). Integrante do Grupo de Pesquisa em Educação e História da Matemática
(GPEHM) (UECE). Atua como professora do Curso de Difusão de Conhecimento
intitulado ?Curso de GeoGebra?, na modalidade a distância, oferecido pelo
Departamento de Métodos Quantitativos da UNESPAR - Campus de Apucarana.
Atualmente, é professora Assistente F da Universidade Estadual do Ceará, no
Curso de Licenciatura em Matemática e Coordenadora do Laboratório de Pesquisa e
Ensino de Matemática (LAPEM) (UECE/FECLI). Possui experiência na formação de
professores de matemática e atua neste campo desde 2006. Tem interesse nos
seguintes temas: ensino e aprendizagem de Matemática; Tecnologias de Informação
e Comunicação; formação de professores com ênfase em geometria e metodologias
de ensino de Matemática.
é graduada em
Licenciatura em Ciências com Habilitação Plena em Matemática pela Universidade
Estadual do Ceará (UECE), Especialista em Ensino de Matemática pela Universidade
Estadual do Ceará (UECE), cuja formação está direcionada para o Ensino e a
Aprendizagem da Matemática. É Especialista em Gestão e Avaliação da Educação
Pública pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) a qual está voltada
para a Gestão do Currículo. É mestra em Ensino de Ciências e Matemática pela
Universidade Federal do Ceará (UFC) e doutoranda em Educação pela Universidade
Federal do Ceará (UFC). Atualmente é professora efetiva do Instituto Federal de
Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará, Campus Caucaia. Ocupa o cargo de
Diretora Geral da Regional Ceará da Sociedade Brasileira de Educação Matemática
do triênio 2019 - 2022. ORCID: https://orcid.org/0000-0001-7320-167X.
Licenciado em Ciências
pelo Centro de Estudos Superiores do Estado do Pará (1983), Licenciado em
Matemática pelo Centro de Estudos Superiores do Estado do Pará (1984),
Especialista em Matemática pela UNESPA (1989), Mestre em Matemática pela
Universidade Federal do Pará (2001) e Doutor em Educação pela Universidade
Federal do Rio Grande do Norte - UFRN (2012). Atualmente é professor da
Universidade da Universidade do Estado do Pará - UEPA. Atua no ensino superior
na qualidade de professor nos cursos de Licenciatura em Matemática,
Licenciatura em Ciências e Pedagogia, e nos Cursos de Especialização em
Educação Matemática e Fundamentos de Matemática. Tem experiência na área de
Matemática, com ênfase em Matemática Computacional, Álgebra Linear; Estruturas
Algébricas, Análise Real, História da Matemática, História das Ciências e
Formação de Professores. Foi professor de Matemática do Ensino Fundamental e
Médio durante 18 anos, Diretor da SBEM-PA durante o triênio 2004/2007, membro
da DNE da SBEM no triênio 2007/2010. É avaliador da Revista Iberoamericana de
Educação Matemática - UNIÓN, membro do Comitê Científico da Revista REMATEC,
Membro do Conselho Editorial da Coleção Contextos da Ciência, uma publicação da
Editora Livraria da Física. Professor no Ensino Superior há mais de 30 anos.
Vinculado ao Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Matemática (PMPEM)
da Universidade do Estado do Pará (UEPA) e Líder do Grupo de Pesquisa em
História, Educação e matemática na Amazônia (GHEMAZ). Membro da Diretória da SBHMat
e Coordenador Científico do XIII Seminário Nacional de História da Matemática
(XIII SNHM), que será realizado em Fortaleza (CE), no período de 14 a 17 de
abril de 2019, na Universidade Estadual do Ceará (UECE).
Licenciado em Ciências
pela Universidade Federal do Pará (1985), Licenciado em Matemática pela
Universidade Federal do Pará (1988) , Bacharelado em Teologia - Seminário Teológico
Batista Equatorial (1994), e Mestre em Educação em Ciências e Matemática pela
Universidade Federal do Pará (2004). Doutor em Educação pela PUC- Rio. Tem
experiência na área de Educação, com ênfase em Matemática. Atualmente ministra
as disciplinas: Instrumentação I e II no curso de Licenciatura em Matemática da
Universidade do Estado do Pará (UEPA) e Ensino de Matemática I e II no Programa
de Mestrado Profissional em Ensino de Matemática (PMPEM/UEPA). Foi professor da
Educação Básica durante 36 anos na escola pública e Escola Tenente Rêgo barros.
Atua no ensino superior há mais de 15 anos. Atualmente coordena o Laboratório
de Educação Matemática (LABEM/UEPA) e é Líder do Grupo de Pesquisa em História,
Educação e Matemática na Amazônia (GHEMAZ), vinculado à Universidade do Estado
do Pará.
Mestra em Ensino de
Ciências e Matemática pelo IFCE, possui graduação em MATEMÁTICA pela Universidade
Estadual do Ceará (2007), pós graduação em COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA pelo
Instituto UFC Virtual (2015). Tem experiência na área do Ensino de Matemática,
com ênfase na articulação entre a história e o ensino da matemática. Além de
desenvolver trabalhos que trazem a pesquisa como princípio educativo, por meio
do acompanhamento pedagógico junto a professores e estudantes da Educação
Básica.
Mestra em Ensino de
Ciências e Matemática pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia
do Ceará (IFCE/2020). Licenciada em Matemática pela Universidade Estadual do
Ceará (UECE/2017), faz parte do Grupo de Pesquisa em Educação e História da
Matemática (GPEHM). Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Ensino
de Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: História da
Matemática, Educação Matemática, Instrumentos Históricos para o ensino, em específico
a Régua de Cálculo Circular, Formação de Professores e Ensino de Matemática.
ESTUDANTES
Profa. Ma. Antonia Naiara de Sousa Batista (Doutorado)
Possui graduação em
Licenciatura em Matemática (2016), pela Universidade Estadual do Ceará (UECE) e
mestrado (2018) pela Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PGECM),
no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE). É
vice-líder do Grupo de Pesquisa em Educação e História da Matemática (GPEHM).
Atualmente é professora substituta do Curso de Licenciatura em Matemática e
Doutoranda da Pós-Graduação em Educação, ambos na Universidade Estadual do
Ceará (UECE). Tem experiência na área da Educação Matemática e da História da
Matemática, com ênfase, na formação de professores de matemática, articulação
entre história e ensino de matemática, e instrumentos matemáticos.
Prof. Alailson Silva de Lira (Doutorado)
Doutorando em Educação
Ciências e Matemática pela UFPA (2018), Mestre em Educação, Ciências e
Matemática pela UFPA, Licenciado em Matemática (UEPA) pela qual ganhou o
primeiro lugar no prêmio de Melhor TCC 2013. Fez parte da Comissão organizadora
do VII ao XI Encontro Paraense de Educação Matemática(EPAEM).Monitor das
disciplinas "matemática presencial e EAD" e "Cálculo Diferencial
e Integral" pela Universidade da Amazônia (UNAMA), monitor-professor em
(2008 - 2009) do projeto "Aprender Ensinando e Ensinando a Aprender
Matemática" e monitor de Informática pela UEPA. Tem experiência na área de
Matemática, com ênfase em, Fundamentos de Matemática Elementar, Geometria
Euclidiana, Cálculo Diferencial e Integral, Álgebra Linear; História da
Matemática e Educação Matemática. fez parte da diretoria regional da Sociedade
Brasileira de Educação Matemática (SBEM-PA) no período de 2010-2017, Atualmente
atua como pesquisador do Grupo de Pesquisa em História da Matemática e Educação
Matemática na Amazônia da UEPA e participa do Grupo de Pesquisa em História e
Educação Matemática (GEHEM) da UFPA.
Profa. Ma Gisele Pereira Oliveira (Doutorado)
Possui graduação em
Bacharelado em Matemática pela Universidade Federal do Ceará-UFC (2011),
graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal do Ceará ?
UFC (2013), especialização em Ensino de Matemática pela Faculdade Farias Brito
(2013) e Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Federal
do Ceará ? UFC (2018). Atualmente é professora efetiva da Secretária de
Educação do Estado do Ceará ? SEDUC e doutoranda do programa de pós-graduação
em Educação pela Universidade Estadual do Ceará - UECE. Tem experiência na área
de Educação Matemática, com ênfase em Ensino de Matemática, atuando na Formação
inicial e continuada de Professores de Matemática sobre Tecnologias Digitais da
Informação e Comunicação (TDIC) no Ensino de Matemática.
Profa. Ma. Isabelle Coelho da Silva (Doutorado)
É Mestra em Ensino de
Matemática pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará
(PGECM/IFCE). Possui graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade
Estadual do Ceará (UECE), com período sanduíche na Universidade de Pittsburgh.
Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino de Matemática,
atuando principalmente nos seguintes temas: história da matemática, educação
matemática e formação de professores. É membro do Grupo de pesquisa História e
Epistemologia na Educação Matemática (HEEMa) e do Grupo de Pesquisa em Educação
e História Matemática - GPEHM. Atualmente, faz parte da Diretoria da Sociedade
Brasileira de Educação Matemática (SBEM), regional Ceará e é doutoranda do
Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática na Pontifícia
Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).
Prof. Me. Marcos Fabrício Ferreira Pereira (Doutorado)
Discente a nível de
Doutorado do Curso de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemáticas do
Instituto de Educação Matemática e Científica (IEMCI) da Universidade Federal
do Pará (UFPA). Possui graduação em Matemática pela Escola Superior Madre Celeste
(ESMAC). Especialização em Educação Tecnológica pela Faculdade de Ciências
Sociais Aplicadas de Marabá (FACIMAB). Mestrado em Ensino de Matemática pela
Universidade do Estado do Pará (UEPA). Atualmente é professor da Secretaria
Executiva de Educação do Estado do Pará (SEDUC/PA). Membro do Grupo de Pesquisa
sobre Práticas Socioculturais e Educação Matemática. Tem experiência na área de
Matemática com ênfase em Educação Matemática, atuando principalmente nos
seguintes temas: Metodologias para o Ensino de Matemática e História da
Matemática.
Profa. Adriana Nogueira de Oliveira (Mestrado)
Mestranda em Educação
pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará -
PPGE/UECE. Graduada em Licenciatura Plena em Pedagogia pela Universidade
Estadual do Ceará - UECE. Pesquisa "A formação inicial de professores para
o ensino de matemática: reflexões sobre os saberes e práticas".
Orientação: Prof.ª Dra. Ana Carolina Costa Pereira. Integrante do Grupo de
Pesquisa em Educação e História da Matemática (GPEHM).
Prof.
Alison Sousa da Silva (Mestrado)
Mestrando no Programa
de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática do Instituto Federal de
Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), licenciado em Matemática pela
Universidade Estadual do Ceará (UECE). Atualmente é professor efetivo de matemática
(Ensino Médio) no Governo do Estado do Ceará e membro do Grupo de Pesquisa em
Educação e História da Matemática (GPEHM UECE).
Profa. Andressa Gomes Santos (Mestrado)
Licenciada em
Matemática pela Universidade Estadual do Ceará (2019). Mestranda do programa de
pós-graduação em ensino de Ciências e Matemática do Instituto Federal de
Educação, Ciências e Tecnologia do Ceará. Membro do grupo de pesquisa em
Educação e História da Matemática (GPEHM). Tem interesse pelos temas: História
da Matemática, Formação de professores da Matemática e Ensino de Matemática.
Licenciada em
Matemática pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Colaboradora do Grupo de
Estudo em Educação Matemática (GEEM) da Faculdade de Educação, Ciências e
Letras do Sertão Central da UECE e participante do Grupo de Educação Matemática
do Laboratório de Pesquisa Multimeios (GEM²) da Faculdade de Educação da
Universidade Federal do Ceará (UFC) e do Grupo de Pesquisa em Educação e História da Matemática (GPEHM). Tem interesse pelos temas: Formação de
professores de Matemática; Ensino de Matemática; História da Matemática;
Educação Matemática.
Carlos Ferreira Argemino Filho (Graduação)
É graduando do curso
de licenciatura em matemática pela Universidade Estadual do Ceará e membro do
Grupo de Pesquisa em Educação e História da Matemática (GPEHM). Desenvolve
projeto na área da Educação Matemática , com ênfase em História da
Matemática,atuando nos seguintes temas:fontes históricas,instrumentos
matemáticos do século XVI , interface entre história e ensino da matemática e
formação do professor de matemática.
Francisco Hemerson Brito da Silva (Graduação)
É graduando do curso
de Licenciatura em Matemática pela Universidade Estadual do Ceará e membro do
Grupo de Pesquisa em Educação e História da Matemática (GPEHM). Desenvolve
projeto na área da Educação Matemática, com ênfase em História de Matemática,
atuando principalmente nos seguintes temas: Fontes históricas, instrumentos matemáticos
do século XVI, interface entre história e ensino de matemática e formação do
professor de matemática.
Milena Carneiro Almeida (Graduação)
É graduanda do curso
de Licenciatura em Matemática pela Universidade Estadual do Ceará e membro do
Grupo de Pesquisa em Educação e História da Matemática (GPEHM). Desenvolve
projeto na área da Educação Matemática, com ênfase em História de Matemática,
atuando principalmente nos seguintes temas: Fontes históricas, instrumentos
matemáticos do século XVI, interface entre história e ensino de matemática e
formação do professor de matemática.
Patricia Serra Azul Matias Silva (Graduação)
Atualmente é graduanda
do curso de Licenciatura em Matemática pela Universidade Estadual do Ceará e
membro do Grupo de Pesquisa em Educação e História da Matemática (GPEHM).
Desenvolve projeto na área da Educação Matemática, com ênfase em História de
Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: Fontes históricas,
interface entre história e ensino de matemática e formação do professor de
matemática.
Sabrina de Sousa Paulino (Graduação)
É graduanda do curso
de Licenciatura em Matemática pela Universidade Estadual do Ceará (UECE) e
membro do Grupo de Pesquisa em Educação e História da Matemática (GPEHM).
Desenvolve projeto na área da Educação Matemática, com ênfase em História de
Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: Fontes históricas,
instrumentos matemáticos do século XVI, interface entre história e ensino de
matemática e formação do professor de matemática.
Nenhum comentário:
Postar um comentário