Pesquisar este blog

ARTIGOS EM PERIÓDICOS

ARTIGOS EM PERIÓDICOS

***

2022



2021


ALBUQUERQUE, Suziê Maria de; MOREY, Bernadete Barbosa. Considerações iniciais sobre a obra Kitab AL-Fusul Fi Al-hisab Al-Hindi. Boletim Cearense de Educação e História da Matemática, v. 8, p. 641-653, 2021  🔛

 

ALMEIDA, Jeniffer Pires de; PEREIRA, Ana Carolina Costa. Matemática presente nas conversões de números nas barras da Aritmética de Localização. Boletim Cearense de Educação e História da Matemática, v. 8, p. 691-706, 2021. 🔛

 

ALVES, Verusca Batista; PEREIRA, Ana Carolina Costa. Logaritmo e proporcionalidade mobilizados em uma atividade com círculos de proporção (1633) na formação de professores de matemática. REVISTA COCAR (ONLINE), v. 15, p. 1-21, 2021. 🔛

 

ALVES, Verusca Batista; ALBUQUERQUE, Suziê Maria de; OLIVEIRA, Francisco Wagner Soares; FEITOSA, Raphael Alves; PEREIRA, Ana Carolina Costa. Propostas metodológicas para desenvolvimento de práticas envolvendo a interface entre história e o ensino de matemática. Research, Society And Development, v. 10, p. e21910111650-e21910111659, 2021. 🔛

 

AMARANTE, Rebeca Oliveira; PEREIRA, Ana Carolina Costa. Aspectos históricos e contextuais do tratado Arte de Navegar (1606) do português Simão D’Oliveira. Revista de Produção Discente em Educação Matemática, v. 10, p. 136-152, 2021. 🔛


BATISTA, Antonia Naiara de Sousa; OLIVEIRA, Gisele Pereira; PEREIRA, Ana Carolina Costa. Um levantamento de documentos que tratam sobre instrumentos matemáticos: uma possível articulação entre a tecnologia do passado e os saberes docentes. Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas, Belém, v. 17, n. 39, p. 217-233, dez, 2021. 🔛


BATISTA, Antonia Naiara de Sousa; OLIVEIRA, Gisele Pereira; PEREIRA, Ana Carolina Costa. A correlação entre a Teoria Vygotskyana e a Teoria da Objetivação no processo de ensino e aprendizagem da Matemática. Revista de Investigação e Divulgação em Educação Matemática - RIDEMA, v. 5, p. 1-14, 2021. 🔛

 

BATISTA, Antonia Naiara de Sousa; PEREIRA, Ana Carolina Costa. A Balhestilha (1603) como um instrumento matemático para o estudo de medidas na formação de professores de matemática. Acta Scientiarum Education (Online), v. 43, p. 1-12, 2021. 🔛

 

BATISTA, Antonia Naiara de Sousa; PEREIRA, Ana Carolina Costa. Pesquisa em educação: métodos e epistemologias (Resenha). Teoria e Prática da Educação. vol. 15 n.1 jan/abr 2012, v. 24, p. 216-220, 2021. 🔛

 

BENICIO, Amanda Cardoso; SOARES, Kawoana Costa; ALVES, Verusca Batista; PEREIRA, Ana Carolina Costa. Primeiras impressões contextuais das duas réguas para cálculo de William Oughtred (1574-1660) na interface entre história e ensino de matemática. Matemática & Ciências, v. 4, p. 47-66, 2021. 🔛

 

FEITOSA, Raphael Alves; SILVA, Isabelle Coelho da Silva. Uma revisão sistemática de literatura acerca dos trabalhos sobre a interface entre ensino e história da matemática. Amazônia (UFPA), v. 17, p. 293-308, 2021. 🔛

 

FONTENELE, Laura Damasceno Braga; BATISTA, Antonia Naiara de Sousa; SILVA, Isabelle Coelho da. Critérios para o uso de textos originais nos trabalhos de conclusão de curso da licenciatura em Matemática da UECE/Itaperi (2013 - 2018). Boletim Cearense de Educação e História da Matemática, v. 8, p. 579-592, 2021. 🔛

 

FREIRE, D. F.; PEREIRA, Ana Carolina Costa. Uma breve descrição do tratado Līlāvatī Of Bhāskarācāryado Século XII. Revista de Produção Discente em Educação Matemática, v. 10, p. 119-135, 2021. 🔛


MASSENO, Thalya Cristiny de Sousa; PEREIRA, Ana Carolina Costa. Um Estudo Preliminar do Tratado L’vsage du Compas de Proporcion (1631) do Francês Didier Henrion. História da Ciência e Ensino, v. 24, p. 52-64, 2021. 🔛


MIRANDA, Roberto da Rocha; ROCHA, Silviane da Silva; PEREIRA, Ana Carolina Costa. Projeto-Só o básico-: Ensinando operações básicas com frações em tempos de pandemia. Research, Society And Development, v. 10, p. e34710111792-e34710111808, 2021. 🔛


OLIVEIRA, Adriana Nogueira de; SOUSA, Francisca Genifer Andrade de; FIALHO, Lia Machado Fiuza. Protagonismo de Ana Carolina Costa Pereira no campo da educação matemática. Revista Cocar, v. 15, n. 33, p. 1 - 19, 2021. 🔛


OLIVEIRA, Adriana Nogueira de; CRUZ, Brasiliana Diniz da Silva; PEREIRA, Ana Carolina CostaLIMA, Ivoneide Pinheiro de. O desafio de ensinar matemática: um olhar para formação do professor pedagogo. REVASF - Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco, v. 11, p. 1-21, 2021. 🔛

 

OLIVEIRA, Francisco Wagner Soares. Sobre a Linguagem Matemática de professores em formação inicial. Boletim Cearense de Educação e História da Matemática, v. 8, p. 1108-1121, 2021. 🔛

 

OLIVEIRA, Gisele Pereira; PEREIRA, Ana Carolina Costa. A aliança entre Tecnologias do passado e Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação via Investigação Científica. Revista de Educação Matemática, v. 18, p. e021031-14, 2021. 🔛

 

OLIVEIRA, Zaqueu Vieira; SILVA, Isabelle Coelho da; GODOY, Kleyton Vinicyus. As Classificações das Matemáticas de John Dee e Adriaan Van Roomen: Um Estudo Sobre a Organização dos Conhecimentos Matemáticos nos Séculos XVI e XVII. Revista Brasileira de História da Matemática, v. 21, p. 52-80, 2021. 🔛

 

PAULINO, Sabrina de Sousa; PEREIRA, Ana Carolina Costa. A abordagem de conceitos matemáticos por meio da tabela de medidas da madeira de Leonard Digges (1520-1559). REMAT: Revista Eletrônica da Matemática, v. 7, p. e2007-14, 2021. 🔛

 

PAULINO, Sabrina de Sousa; PEREIRA, Ana Carolina Costa. A régua de carpinteiro (escalas) de Leonard Digges (1520-1559) para o estudo de conceitos matemáticos: possível incorporação na educação básica. Educação Matemática Debate, v. 5, p. 1-17, 2021. 🔛

 

PAULINO, Sabrina de Sousa; PEREIRA, Ana Carolina Costa. Conhecimentos que emergem da régua de carpinteiro de Leonard Digges (1520-1559) a partir da visão dos licenciandos em matemática da UECE. Boletim Cearense de Educação e História da Matemática, v. 8, p. 1078-1093, 2021. 🔛


PEREIRA, A. C. C.; PINHEIRO, A. C. M.; SANTOS, J. N. DOS. A concepção de laboratório de matemática de licenciandos: repensando conceitos, uso e formação. Educação Matemática em Revista, v. 26, n. 73, p. 24 - 43, 30 dez. 2021. 🔛


PEREIRA, Ana Carolina Costa; OLIVEIRA, Gisele Pereira. O ambiente remoto como ferramenta promotora de práticas laboratoriais no ensino de trigonometria em cursos de licenciatura em matemática. Revista Prática Docente, v. 6, p. e027, 2021. 🔛

 

PEREIRA, Ana Carolina CostaOLIVEIRA, Gisele Pereira; BATISTA, Antonia Naiara de Sousa. Novas configurações do laboratório de ensino de Trigonometria a partir da incorporação da tecnologia articulada a história da Matemática. Revista de Ensino de Ciências e Matemática (REnCiMa), v. 12, p. 1-19, 2021. 🔛

 

PEREIRA, Ana Carolina Costa; PAULINO, Sabrina de Sousa. Possibilidades para o ensino de frações a partir da régua de carpinteiro contida no tratado a Booke Named Tectonicon (1556). Revista de História da Educação Matemática, v. 7, p. 1-19, 2021. 🔛

 

PONTES, Lívia Monteiro; BATISTA, Antonia Naiara de Sousa; PEREIRA, Ana Carolina Costa. A inserção de textos originais na disciplina de História da Matemática a partir de um problema do documento Sea Island Mathematical Manual. REVEMOP, v. 3, p. 1-19, 2021. 🔛


RIBEIRO, Pedro Henrique Sales; PEREIRA, Ana Carolina Costa. O processo de graduação e uma utilização do Promptuario para multiplicação. Revista História da Matemática para Professores, v. 7, p. 1-11, 2021. 🔛

 

RIBEIRO, Pedro Henrique Sales; PEREIRA, Ana Carolina CostaOLIVEIRA, Gisele Pereira. Conhecimentos mobilizados a partir da construção do Promptuario de John Napier em um minicurso de extensão universitária. Boletim Cearense de Educação e História da Matemática, v. 8, p. 1094-1107, 2021. 🔛

 

SANTOS, Andressa Gomes dos; PEREIRA, Ana Carolina Costa. Questões didáticas envolvendo as escalas do Cross-Staff (1623) elaborado por Edmund Gunter. Revista de Produção Discente em Educação Matemática, v. 10, p. 105-118, 2021. 🔛

 

SANTOS, Andressa Gomes dos; PEREIRA, Ana Carolina Costa. Uma descrição das escalas do Cross-staff (1623) de Edmund Gunter. Boletim Cearense de Educação e História da Matemática, v. 8, p. 707-720, 2021.🔛

 

SANTOS, Andressa Gomes dos; FREIRE, Dianara Figueirêdo; PEREIRA, Ana Carolina Costa. Explorando as operações aritméticas no antigo Egito por meio da história da Matemática. Research, Society And Development, v. 10, p. e4310312944, 2021. 🔛

 

SILVA, Francisco Hemerson Brito da; PEREIRA, Ana Carolina Costa; BATISTA, Antonia Naiara de Sousa. Alguns saberes docentes adquiridos em uma discussão sobre a medição de profundidade com o báculo de Petrus Ramus. Boletim Cearense de Educação e História da Matemática, v. 8, p. 1219-1235, 2021. 🔛

 

SILVA, Isabelle Coelho da; PEREIRA, Ana Carolina Costa. Definições e Critérios para o Uso de Textos Originais na Articulação entre História e Ensino de Matemática. Boletim de Educação Matemática-BOLEMA, v. 35, p. 223-241, 2021. 🔛

 

  

2020

ALBUQUERQUE, Suziê Maria de. Um estudo sobre a operação da divisão dos números contida no Traité de Gerbert na versão de 1843. Boletim Cearense de Educação e História da Matemática, v. 7, p. 323-334, 2020.🔛

ALMEIDA, Jeniffer Pires; PEREIRA, Ana Carolina Costa. A aritmética de localização de John Napier para a multiplicação. Revista História da Matemática para Professores, v. 6, p. 43-56, 2020.🔛

 

ALVES, Verusca Batista; PEREIRA, Ana Carolina Costa. Seno, cosseno e tangente: uma atividade com os círculos de proporção de William Oughtred (1633) na formação de professores de matemática. Amazônia (UFPA), v. 16, p. 74-88, 2020.🔛

 

ALVES, Verusca Batista. William Oughtred (1574-1660) no contexto do século XVII. Boletim Cearense de Educação e História da Matemática v. 7, p. 289-300, 2020.🔛


BATISTA, Antonia Naiara de Sousa. Alguns conhecimentos matemáticos que emergem da fabricação da Balhestilha que se encontra no documento Chronographia, Reportorio Dos Tempos.... Boletim Cearense de Educação e História da Matemática, v. 7, p. 301-311, 2020.
🔛

 

MASSENO, Thalya Cristiny Sousa; PEREIRA, Ana Carolina Costa. O ensino de sequências numéricas por meio dos números triangulares utilizando a história da matemática. Boletim Cearense de Educação e História da Matemática, v. 7, p. 103-115, 2020.🔛

 

MIRANDA, Roberto da Rocha; ROCHA, Silviane da Silva; PEREIRA, Ana Carolina Costa. O estudo das operações com frações por meio quadrinhos para a formação do professor de matemática. Research, Society And Development, v. 9, p. e629997652-23, 2020.🔛

 

OLIVEIRA, Francisco Wagner Soares. Um primeiro olhar sobre a reconstrução do instrumento jacente no plano de Pedro Nunes na formação do professor de matemática. Boletim Cearense de Educação e História da Matemática, v. 7, p. 67-79, 2020.🔛

 

OLIVEIRA, Francisco Wagner Soares; PEREIRA, Ana Carolina Costa. Elementos contextuais do instrumento jacente no plano de Pedro Nunes a partir do tratado de navegação De Arte Atque Ratione Navigandi. Revista de Matemática, Ensino e Cultura, v. 15, p. 212-229, 2020.🔛

 

OLIVEIRA, Francisco Wagner Soares; PEREIRA, Ana Carolina Costa. Indícios do costume de se dividir a circunferência em seus 360 graus a que Pedro Nunes se refere ao descrever os procedimentos para construção do Jacente no Plano. Revista Brasileira de História da Matemática, v. 20, p. 35-49, 2020.🔛


OLIVEIRA, Francisco Wagner Soares; PEREIRA, Ana Carolina Costa. Sobre a navegação portuguesa do século XVI à luz do instrumento jacente no plano. Boletim da Sociedade Portuguesa de Matemática, v. 78, p. 93-108, 2020.
🔛

 

OLIVEIRA, Francisco Wagner Soares; PEREIRA, Ana Carolina Costa. Uma proposta de atividade com o instrumento jacente no plano para o nono ano do ensino fundamental com foco na semelhança de triângulos. Revista História da Matemática para Professores, v. 6, p. 20-27, 2020.🔛


OLIVEIRA, Gisele Pereira. O uso da história da matemática e dos objetos de aprendizagem como ferramentas pedagógicas na formação de professores de matemática. Boletim Cearense de Educação e História da Matemática, v. 7, p. 126-138, 2020.
🔛

 

PAULINO, Sabrina de Sousa; FILHO, Carlos Ferreira Argemiro; PEREIRA, Ana Carolina Costa. Alguns aspectos contextuais da régua e do esquadro de carpinteiro no tratado A Booke Named Tectonicon (1556) de leonard Digges. Boletim Cearense de Educação e História da Matemática, v. 7, p. 170-180, 2020.🔛

 

PEREIRA, Ana Carolina Costa. Interfaces Entre Historia de Matemáticas Y Enseñanza a Través de Antiguos Instrumentos Matemáticos: Una Experiencia En La Investigación Académica. PARADIGMA (MARACAY), v. 41, p. 160-179, 2020.🔛

 

PEREIRA, Ana Carolina Costa; ALVES, Verusca Batista; BATISTA, Antonia Naiara de Sousa; OLIVEIRA, Francisco Wagner Soares. Saberes docentes em estudos acadêmicos relacionados à história da matemática nos últimos cinco anos. Revista Research, Society and Development, v. 9, p. 1-20, 2020.🔛

 

RIBEIRO, Pedro Henrique Sales; CAVALCANTE, Davi Souza; PEREIRA, Ana Carolina Costa. O procedimento de construção das varetas do promptuario de John Napier (1550-1617). Boletim Cearense de Educação e História da Matemática, v. 7, p. 112-121, 2020.🔛

 

SANTOS, Andressa Gomes dos. Uma viagem na medição de tempo. Revista História da Matemática para Professores, v. 6, p. 57-60, 2020.🔛

 

SANTOS, Andressa Gomes dos; OLIVEIRA, Adriana Nogueira de; PEREIRA, Ana Carolina Costa. As contribuições da régua de cálculo linear na construção dos saberes e das práticas docentes. Boletim Online de Educação Matemática, v. 8, p. 17-36, 2020.🔛

 

SANTOS, Andressa Gomes dos; PEREIRA, Ana Carolina Costa. A incorporação da régua de cálculo no ensino de multiplicação através da sua construção e do seu manuseio. Boletim Cearense de Educação e História da Matemática, v. 7, p. 357-369, 2020.🔛

 

SILVA, Alison Sousa da. O conceito de corpos regulares em alguns livros didáticos e sua relação com o tratado De Divina Proportione (1509). Boletim Cearense de Educação e História da Matemática, v. 7, p. 190-201, 2020.🔛


SILVA, Alison Sousa daPEREIRA, Ana Carolina Costa. Um estudo sobre o capítulo XXV da De Divina Proportione (1509) de Luca Pacioli (1447-1517). REVEMAT, v. 15, p. 1-17, 2020.🔛

 

SILVA, Francisco Hemerson Brito da; PEREIRA, Ana Carolina Costa. O legado de Petrus Ramus e o tratado Via Regia Ad Geometriam. Boletim Cearense de Educação e História da Matemática, v. 7, p. 158-169, 2020.🔛

 

SILVA, Francisco Hemerson Brito da; PEREIRA, Ana Carolina Costa. Explorando as situações de medição de comprimento, altura e largura com o uso do báculo de Petrus Ramus. Hipátia - Revista Brasileira de História, Educação e Matemática, v. 5, p. 398-409, 2020.🔛

 

SILVA, Francisco Hemerson Brito da; PEREIRA, Ana Carolina Costa. O báculo de Petrus Ramus e seu uso para medição de profundidade. Revista de Educação Matemática, v. 17, p. e020042-14, 2020.🔛


SILVA, Isabelle Coelho da; SAITO, Fumikazu. Algumas considerações iniciais sobre a obra The Ground of Artes, de Robert Recorde. Boletim Cearense de Educação e História da Matemática, v. 7, p. 312-322, 2020.
🔛


2019

ALVES, Verusca Batista; CIDRÃO, Georgyana Gomes; ALBUQUERQUE, Suziê Maria de; OLIVEIRA, Francisco Wagner Soares; PEREIRA, Ana Carolina Costa. Roteiro de atividades para o estudo de logaritmos por meio do objeto de aprendizagem LogCALC!. Research, Society And Development, v. 8, p. 45861074, 2019. 🔛

 

ALVES, Verusca Batista; PEREIRA, Ana Carolina Costa. Algumas considerações sobre a incorporação da Régua de Cálculo Circular na Formação Inicial de Professores de matemática. Educação Matemática em Revista, v. 61, p. 67-82, 2019.🔛

 

ALVES, Verusca Batista; PEREIRA, Ana Carolina Costa. A reconstrução dos círculos de proporção no Geogebra como uma atividade para a mobilização de conhecimentos matemáticos. Revista História da Matemática para Professores, v. 5, p. 19-28, 2019.🔛

 

LIRA, Arianny de Sousa; SILVA, Alison Sousa da; BEZERRA, Francisco Hedyleno Coelho; PAIVA, Tácito Trindade de; VASCONCELOS, Ana Karine Portela. Um relato sobre a incorporação de textos originais para a educação matemática - de Isabelle Coelho da Silva. Research, Society and Development, v. 8, p. 47891331, 2019.🔛

 

MARTINS, Eugeniano Brito; PEREIRA, Ana Carolina Costa. As Barras de Calcular de Napier: Percepções de uma primeira manipulação. Boletim Cearense de Educação e História da Matemática, v. 6, p. 53-64, 2019.🔛

 

OLIVEIRA, Francisco Wagner Soares; PEREIRA, Ana Carolina Costa. Elementos iniciais da relação entre o instrumento de Pedro Nunes, jacente no plano, e o cálculo da latitude no século XVI. História da Ciência e Ensino: Construindo Interfaces, v. 19, p. 39-53, 2019.🔛

 

OLIVEIRA, Francisco Wagner Soares; PEREIRA, Ana Carolina Costa; ALBUQUERQUE, Suziê Maria de. A História das Equações Algébricas no Livro Didático da Educação Básica: Identificando as Abordagens. Revista de Ensino, Educação e Ciências Humanas, v. 19, p. 392, 2019.🔛

 

OLIVEIRA, Gisele Pereira; PEREIRA, Ana Carolina Costa. O uso da Engenharia Didática e da Sequência Fedathi como ferramentas metodológicas na formação de professores de matemática. Boletim Cearense de Educação e História da Matemática, v. 6, p. 65-78, 2019.🔛

 

PEREIRA, Ana Carolina Costa; SAITO, Fumikazu. A reconstrução do báculo de Petrus Ramus na interface entre história e ensino de matemática. Revista Cocar (UEPA), v. 13, p. 342-372, 2019.🔛


PEREIRA, Ana Carolina Costa; SAITO, Fumikazu. Os conceitos de perpendicularidade e de paralelismo mobilizados em uma atividade com o uso do báculo (1636) de Petrus Ramus. Educação Matemática Pesquisa, v. 21, p. 405-432, 2019.
🔛

 

PEREIRA, Ana Carolina CostaSILVA; Alison Sousa da. Leonardo Da Vinci e Luca Pacioli: um encontro a luz da razão áurea. Boletim Cearense de Educação e História da Matemática, v. 6, p. 71-83, 2019.🔛

 

SOUSA, Jeyze Santos de; PEREIRA, Ana Carolina Costa; SILVA, Isabelle Coelho da. Uma proposta envolvendo atividades históricas investigativas a partir da revista Al-karismi de Malba Tahan: estudando quadrados mágicos. Revista Prática Docente (RPD), v. 4, p. 482-498, 2019.🔛

2018


ALBUQUERQUE, Suziê Maria de; PEREIRA, Ana Carolina Costa. Uma análise preliminar do documento histórico Regula de Abaco Computide autoria do matemático Gerbert De Aurilac (976 d.c). Boletim Cearense de Educação e História da Matemática, v. 5, p. 16-26, 2018.🔛

 

ALBUQUERQUE, Suziê Maria de; PEREIRA, Ana Carolina Costa; ALVES, Verusca Batista. Um estudo preliminar sobre o ábaco de Gerbert do século X como recurso didático para o ensino das operações aritméticas. ESPACIOS (CARACAS), v. 39, p. 29/52-40, 2018. 🔛

 

ALBUQUERQUE, Suziê Maria de; OLIVEIRA, Francisco Wagner Soares; MARTINS, Eugeniano Brito; PEREIRA, Ana Carolina Costa. Pesquisas envolvendo instrumentos históricos matemáticos e a interface entre história e ensino: uma visão dos trabalhos desenvolvidos no GPEHM. Boletim Online de Educação Matemática, v. 06, p. 128-144, 2018.🔛

 

ALBUQUERQUE, Suziê Maria de; PEREIRA, Ana Carolina Costa. A divisão de unidades pelo método da diferença: uma proposta de uso do ábaco de Gerbert (976). Revista de Produção Discente em Educação Matemática, v. 7, p. 73-88, 2018.🔛

 

ALVES, Verusca Batista; PEREIRA, Ana Carolina Costa. O instrumento, círculos de proporção, exposto na obra de William Oughtred (1633): um elemento na interface entre história e ensino de matemática. Revista de Produção Discente em Educação Matemática, v. 7, p. 89-108, 2018. 🔛 


ALVES, Verusca Batista; SILVA, Hosana de Fátima Melo da; PEREIRA, Ana Carolina Costa. A inserção da régua de cálculo circular como ferramenta para o ensino de logaritmo. Boletim Cearense de Educação e História da Matemática, v. 4, p. 48-61, 2018.🔛

 

ALVES, Verusca Batista; PEREIRA, Ana Carolina Costa. A matemática por trás da construção física e graduação da régua de cálculo circular. Caminhos da Educação Matemática em Revista (On-Line), v. 8, p. 11-30, 2018. 🔛 


ALVES, Verusca Batista; PEREIRA, Ana Carolina Costa. Breve análise da obra The Description And Use Of The Double Horizontall Dyall (1632) de William Oughtred. Boletim Cearense de Educação e História da Matemática, v. 5, p. 64-74, 2018. 🔛 


BATISTA, Antonia Naiara de Sousa; PEREIRA, Ana Carolina Costa. Uma mostra geral de aspectos inseridos na obra Chronographia, Reportorio Dos Tempos... (1603). Boletim Cearense de Educação e História da Matemática, v. 5, p. 75-84, 2018. 🔛


MARTINS, Eugeniano Brito; PEREIRA, Ana Carolina Costa. Uma primeira descrição da obra: Rabdologiae, Seu Numerationis Per Virgula ... De 1617. Boletim Cearense de Educação e História da Matemática, v. 5, p. 154-166, 2018. 🔛 


OLIVEIRA, Francisco Wagner Soares. Os momentos da teoria das situações didáticas no ensino de matemática. REMAT: Revista Eletrônica da Matemática, v. 4, p. 10-20, 2018.🔛

 

OLIVEIRA, Francisco Wagner Soares; SOUSA, Ana Cláudia Gouveia de. Os sentidos atribuídos por professores à história da matemática no ensino. Boletim Cearense de Educação e História da Matemática, v. 5, p. 15-25, 2018.🔛


OLIVEIRA, Francisco Wagner Soares; SOUSA, Ana Cláudia Gouveia de. O livro didático e a história no ensino de matemática: limitações e possibilidades. Boletim Cearense de Educação e História da Matemática, v. 05, p. 16-27, 2018.🔛

 

OLIVEIRA, Gisele Pereira; PEREIRA, Ana Carolina Costa. O uso da Engenharia Didática como ferramenta facilitadora para utilização e produção de objetos de aprendizagem a partir da formação inicial e continuada de professores de matemática. Boletim Cearense de Educação e História da Matemática, v. 5, p. 49, 2018.🔛

 

PEREIRA, Ana Carolina Costa; SAITO, Fumikazu. A organização do saber geométrico em Via Regia ad Geometriam (1636) de Petrus Ramus: uma reflexão sobre a definição de ângulo reto e de perpendicular. Revista de Matemática, Ensino e Cultura, v. 13, p. 24-38, 2018.


PEREIRA, Ana Carolina Costa; SAITO, Fumikazu. Os instrumentos matemáticos na interface entre história e ensino de matemática. Boletim Cearense de Educação e História da Matemática, v. 5, p. 109-122, 2018.🔛

 

PEREIRA, Ana Carolina CostaMOREY, Bernadete Barbosa. Traços de uma história: um primeiro olhar da influência de Johann Müller Regiomontanus nas obras do matemático português Pedro Nunes. Revista Brasileira de História da Matemática, v. 18, p. 23-38, 2018.🔛

 

SANTOS, Andressa Gomes dos; ALVES, Verusca Batista; PEREIRA, Ana Carolina Costa. Explorando a régua de cálculo como recurso didático no ensino de multiplicação para formação de professores de matemática. Revista Brasileira de Ensino Superior, v. 4, p. 56-67, 2018.🔛

 

SILVA, Isabelle Coelho da; PEREIRA, Ana Carolina Costa. O papel do documento original nos anais do SNHM de 1999 a 2015. Boletim Cearense de Educação e História da Matemática, v. 5, p. 202-212, 2018. 🔛


SILVA, Isabelle Coelho da; BATISTA, Antonia Naiara de Sousa; PEREIRA, Ana Carolina Costa. Estudos iniciais sobre o instrumento cubit rod: teoria e prática na história da matemática. Caminhos da Educação Matemática em Revista (On-Line), v. 8, p. 1-10, 2018. 🔛 


SILVA, Isabelle Coelho da; SILVA, José Hélison; PEREIRA, Ana Carolina Costa. Os versos de Lilavati como fonte histórica para o ensino de matemática: propondo uma prática. REMAT: Revista Eletrônica da Matemática, v. 4, p. 78-87, 2018.🔛

 

TEIXEIRA, Katiuscia Costa Barros; PEREIRA, Ana Carolina Costa; FONTENELE, Francisca Cláudia Fernandes. Dialogando sobre álgebra linear: possíveis metodologias de uma prática. Educação Matemática em Revista-RS, v. 1, p. 117-124, 2018. 🔛


2017


BATISTA, Antonia Naiara de Sousa; PEREIRA, Ana Carolina Costa. A balestilha: um instrumento náutico como recurso para abordar conceitos matemáticos. HIPÁTIA - Revista Brasileira de História, Educação e Matemática, v. 2, p. 40-51, 2017.🔛


FREITAS, Sheila Silva Thé; LIMA, Valmiro Santiago
PEREIRA, Ana Carolina Costa. A formação inicial do professor de matemática indígena Tremembé: uma relação entre a teoria e a prática no Ceará/Brasil. Revista Ciencia, Salud, Educación y Economia, v. 3, p. 214-2017, 2017.

 

PEREIRA, Ana Carolina Costa; BATISTA, Antonia Naiara de Sousa; SILVA, Isabelle Coelho da. A matemática incorporada na construção do quadrante descrito na obra Libros del saber de astronomía. REVEMAT, v. 12, p. 173-191, 2017.🔛


PEREIRA, Ana Carolina Costa; BATISTA, Antonia Naiara de Sousa; SILVA, Isabelle Coelho da. A balestilha descrita na obra Chronographia repertorio dos tempos (1603): discussões iniciais sobre o saber incorporado no instrumento. Boletim Cearense de Educação e História da Matemática, v. 11, p. 104-117, 2017.
🔛

 

PEREIRA, Ana Carolina Costa; TAVARES, Marina Oliveira. A UBP e sua inserção no ensino de Matemática: Uma proposta utilizando a obra Matemática Lúdica de Leon Battista Alberti (1404-1472). Boletim Online de Educação Matemática, v. 5, p. 21-36, 2017.🔛

 

PEREIRA, Ana Carolina CostaMOREY, Bernadete Barbosa. Revisitando a lei dos cossenos para triângulos esféricos: um aporte histórico do século XV. História da Ciência e Ensino: Construindo Interfaces, v. 15, p. 81-95, 2017.🔛


PEREIRA, Ana Carolina CostaPEREIRA, Daniele Esteves. Manuais escolares de matemática: uma visão panorâmica sobre sua história e políticas públicas. Revista HISTEDBR On-line, v. 17, p. 214-229, 2017.
🔛


2016

ALVES, Francisco Régis Vieira; PEREIRA, Ana Carolina Costa. Ensino de geometria analítica: discussão dos pressupostos da sequência FEDATHI no contexto de formação do professor de matemática. Debates em Educação Científica e Tecnológica, v. 6, p. 26-45, 2016.🔛


ALVES, Verusca Batista; PEREIRA, Ana Carolina Costa. Instrumentos Históricos e o Ensino de Matemática: a Régua de Cálculo Circular e suas contribuições na formação do professor. REMAT: Revista Eletrônica da Matemática, v. 2, p. 39-50, 2016.
🔛

 

ALVES, Verusca Batista; BATISTA, Antonia Naiara de Sousa. Uma breve discussão teórica acerca do uso de instrumentos matemáticos históricos no ensino da matemática. Boletim Cearense de Educação e História da Matemática, v. 3, p. 48-59, 2016.🔛

 

BATISTA, Antonia Naiara de Sousa; PEREIRA, Ana Carolina Costa. Vamos aprender trigonometria? Uma experiência com alunas no ensino médio utilizando a balestilha. Boletim Cearense de Educação e História da Matemática, v. 3, p. 41-53, 2016.🔛

 

MARTINS, Eugeniano BritoPEREIRA, Ana Carolina Costa; FONSECA, Paulo Henrique Souza. Redescobrindo o conceito de logaritmo por meio da construção da régua de cálculo linear. Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica, v. 3, p. 47-65, 2016.🔛

 

PEREIRA, Ana Carolina Costa. O teorema de Thales ao longo da história: percepções encontradas em alguns livros didáticos do século XX. Educação Matemática em Revista-RS, v. 1, p. 60-73, 2016.🔛

 

PEREIRA, Ana Carolina Costa. Utilizando quadrinhos como interface entre matemática e ensino por meio de episódios e sequências didáticas na formação inicial de professores. Temporis(ação) (UEG), v. 1, p. 308-328, 2016.🔛

 

PEREIRA, Ana Carolina Costa; BATISTA, Antonia Naiara de Sousa. A matemática do kamal: uma possibilidade de inserção no ensino. Revista Conexões - Ciência e tecnologia, v. 10, p. 25-34, 2016.🔛

 

PEREIRA, Ana Carolina Costa; GUEDES, Ana Maria Silva. Considerações acerca da disciplina de história da matemática nas universidades cearenses: desvendando uma prática docente. Revista Brasileira de Ensino Superior, v. 2, p. 22-33, 2016.🔛

 

PEREIRA, Ana Carolina Costa; LIMA, Ticiana de Souza. Processo de multiplicação em algumas culturas. Revista Eletrônica Sala de Aula em Foco, v. 1, p. 97-110, 2016.🔛

 

PEREIRA, Ana Carolina Costa; SANTOS, Joelma Nogueira. A matemática aplicada no curso de serviço de restaurante e bar do IFCE: explorando as grandezas e medidas. Revista Prática Docente, v. 1, p. 44-53, 2016.🔛


PEREIRA, Ana Carolina Costa; SILVA, Isabelle Coelho da; NOGUEIRA, Raniele Sampaio; ALVES, Francisco Régis Vieira. Sobre o uso de fontes na disciplina de História da Matemática: Problema 56 do Papiro de Rhind. REVEMAT, v. 10, p. 243-257, 2016.
🔛

 

SILVA, Isabelle Coelho da; PEREIRA, Ana Carolina Costa. Um estudo sobre a inserção da história da matemática na sala de aula a partir de fontes históricas: o problema 56 do papiro de Rhind. Conexões: Ciência e Tecnologia, v. 10, p. 141-148, 2016.🔛


2015

PEREIRA, Ana Carolina Costa. A trigonometria no século XV: outra demonstração da lei dos senos. Boletim Cearense de Educação e História da Matemática, v. 4, p. 12-13, 2015.🔛

 

PEREIRA, Ana Carolina Costa. Demonstrações do teorema de Thales: um enfoque histórico. Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica, v. 5, p. 25-49, 2015.🔛


PEREIRA, Ana Carolina Costa; BATISTA, Antonia Naiara de Sousa. A matemática por trás da Balestilha. Revista de História da Matemática para Professores, v. 2, p. 53-64, 2015.
🔛

 

PEREIRA, Ana Carolina CostaMOREY, Bernadete Barbosa. Um ensaio sobre a história da trigonometria antes do século XV. Revista Conexões - Ciência e tecnologia, v. 9, p. 143-152, 2015.🔛


PEREIRA, Ana Carolina CostaPEREIRA, Daniele Esteves. Ensaio sobre o uso de fontes históricas no ensino de Matemática. REMATEC. Revista de Matemática, Ensino e Cultura (UFRN), v. 10, p. 65-78, 2015.


SANTOS, Joelma NogueiraPEREIRA, Ana Carolina Costa. A matemática escolar e o laboratório como ambiente de aprendizagem: algumas considerações sobre o ensino. Revista Conexões - Ciência e tecnologia, v. 9, p. 17-25, 2015.🔛


SILVA, Isabelle Coelho da; NASCIMENTO, Josenildo Silva doPEREIRA, Ana Carolina Costa . Estudando equação do 1o grau por meio do uso de fontes históricas: o papiro de Rhind. Boletim Cearense de Educação e História da Matemática, v. 2, p. 37-48, 2015.🔛

2014 e anteriores

PEREIRA, Ana Carolina Costa. Analisando os programas de ensino da disciplina de história da matemática na formação inicial do professor de matemática da UECE. Boletim Cearense de Educação e História da Matemática, v. 1, p. 7-9, 2014.🔛

 

PEREIRA, Ana Carolina CostaNASCIMENTO, Josenildo Silva do. História da matemática em sala de aula: o que pensam os futuros docentes sobre esta relação. Boletim Cearense de Educação e História da Matemática, v. 1, p. 10-11, 2014.🔛


PEREIRA, Ana Carolina Costa. Algumas notas sobre as potencialidades de Quadrinhos nas Aulas de Matemática. REMATEC. Revista de Matemática, Ensino e Cultura (UFRN), v. 6, p. 1-4, 2011. 🔛

PEREIRA, Ana Carolina Costa; VASCONCELOS, Cleiton Batista . Educação Matemática: Concepções sobre o ensino e aprendizagem em Matemática. REMATEC. Revista de Matemática, Ensino e Cultura (UFRN), v. 1, p. 13-21, 2006.
🔛


Nenhum comentário:

Postar um comentário