ARTIGOS EM PERIÓDICOS
***
2022
2021
ALBUQUERQUE,
Suziê Maria de; MOREY, Bernadete Barbosa. Considerações iniciais
sobre a obra Kitab AL-Fusul Fi Al-hisab Al-Hindi. Boletim Cearense de
Educação e História da Matemática, v. 8, p. 641-653, 2021 🔛
ALMEIDA, Jeniffer Pires de; PEREIRA, Ana Carolina Costa.
Matemática presente nas conversões de números nas barras da Aritmética de
Localização. Boletim Cearense de Educação e História da Matemática,
v. 8, p. 691-706, 2021.
ALVES, Verusca Batista; PEREIRA, Ana Carolina Costa.
Logaritmo e proporcionalidade mobilizados em uma atividade com círculos de
proporção (1633) na formação de professores de matemática. REVISTA COCAR
(ONLINE), v. 15, p. 1-21, 2021.
ALVES, Verusca Batista; ALBUQUERQUE, Suziê Maria de; OLIVEIRA, Francisco
Wagner Soares; FEITOSA, Raphael Alves; PEREIRA, Ana Carolina Costa.
Propostas metodológicas para desenvolvimento de práticas envolvendo a interface
entre história e o ensino de matemática. Research, Society And
Development, v. 10, p. e21910111650-e21910111659, 2021.
AMARANTE, Rebeca Oliveira; PEREIRA, Ana Carolina Costa.
Aspectos históricos e contextuais do tratado Arte de Navegar (1606) do
português Simão D’Oliveira. Revista de Produção Discente em Educação
Matemática, v. 10, p. 136-152, 2021.
BATISTA, Antonia Naiara de Sousa; OLIVEIRA, Gisele Pereira; PEREIRA, Ana Carolina Costa. Um levantamento de documentos que tratam sobre instrumentos matemáticos: uma possível articulação entre a tecnologia do passado e os saberes docentes. Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas, Belém, v. 17, n. 39, p. 217-233, dez, 2021. 🔛
BATISTA, Antonia Naiara de Sousa; OLIVEIRA, Gisele Pereira; PEREIRA, Ana Carolina Costa. A correlação entre a Teoria
Vygotskyana e a Teoria da Objetivação no processo de ensino e aprendizagem da
Matemática. Revista de Investigação e Divulgação em Educação Matemática
- RIDEMA, v. 5, p. 1-14, 2021.
BATISTA, Antonia Naiara de Sousa; PEREIRA, Ana Carolina Costa.
A Balhestilha (1603) como um instrumento matemático para o estudo de medidas na
formação de professores de matemática. Acta Scientiarum Education
(Online), v. 43, p. 1-12, 2021.
BATISTA,
Antonia Naiara de Sousa; PEREIRA, Ana Carolina Costa. Pesquisa em educação: métodos e
epistemologias (Resenha). Teoria e Prática da Educação. vol. 15 n.1
jan/abr 2012, v. 24, p. 216-220, 2021.
BENICIO, Amanda Cardoso; SOARES, Kawoana
Costa; ALVES,
Verusca Batista; PEREIRA, Ana Carolina Costa. Primeiras impressões contextuais das duas
réguas para cálculo de William Oughtred (1574-1660) na interface entre história
e ensino de matemática. Matemática & Ciências, v. 4, p. 47-66,
2021.
FEITOSA, Raphael Alves; SILVA, Isabelle Coelho da Silva.
Uma revisão sistemática de literatura acerca dos trabalhos sobre a interface
entre ensino e história da matemática. Amazônia (UFPA), v. 17, p.
293-308, 2021.
FONTENELE, Laura Damasceno Braga; BATISTA, Antonia Naiara de
Sousa; SILVA, Isabelle Coelho da. Critérios para o uso de textos
originais nos trabalhos de conclusão de curso da licenciatura em Matemática da
UECE/Itaperi (2013 - 2018). Boletim Cearense de Educação e História da
Matemática, v. 8, p. 579-592, 2021.
FREIRE, D. F.; PEREIRA, Ana Carolina Costa.
Uma breve descrição do tratado Līlāvatī Of Bhāskarācāryado Século XII. Revista
de Produção Discente em Educação Matemática, v. 10, p. 119-135, 2021.
MASSENO, Thalya Cristiny de Sousa; PEREIRA, Ana Carolina Costa. Um Estudo Preliminar do Tratado L’vsage du Compas de Proporcion (1631) do Francês Didier Henrion. História da Ciência e Ensino, v. 24, p. 52-64, 2021.
MIRANDA, Roberto da Rocha; ROCHA, Silviane da Silva; PEREIRA, Ana Carolina Costa. Projeto-Só o básico-:
Ensinando operações básicas com frações em tempos de pandemia. Research,
Society And Development, v. 10, p. e34710111792-e34710111808, 2021.
OLIVEIRA, Adriana Nogueira de; SOUSA, Francisca Genifer Andrade de; FIALHO, Lia Machado Fiuza. Protagonismo de Ana Carolina Costa Pereira no campo da educação matemática. Revista Cocar, v. 15, n. 33, p. 1 - 19, 2021. 🔛
OLIVEIRA, Adriana Nogueira de; CRUZ, Brasiliana Diniz da Silva; PEREIRA, Ana Carolina Costa; LIMA, Ivoneide Pinheiro de. O desafio de ensinar
matemática: um olhar para formação do professor pedagogo. REVASF -
Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco, v.
11, p. 1-21, 2021.
OLIVEIRA,
Francisco Wagner Soares. Sobre a Linguagem Matemática de professores em formação inicial. Boletim
Cearense de Educação e História da Matemática, v. 8, p. 1108-1121,
2021.
OLIVEIRA, Gisele Pereira; PEREIRA, Ana Carolina Costa.
A aliança entre Tecnologias do passado e Tecnologias Digitais da Informação e
Comunicação via Investigação Científica. Revista de Educação Matemática,
v. 18, p. e021031-14, 2021.
OLIVEIRA, Zaqueu Vieira; SILVA, Isabelle Coelho da;
GODOY, Kleyton Vinicyus. As Classificações das Matemáticas de John Dee e
Adriaan Van Roomen: Um Estudo Sobre a Organização dos Conhecimentos Matemáticos
nos Séculos XVI e XVII. Revista Brasileira de História da Matemática,
v. 21, p. 52-80, 2021.
PAULINO, Sabrina de Sousa; PEREIRA, Ana Carolina Costa.
A abordagem de conceitos matemáticos por meio da tabela de medidas da madeira
de Leonard Digges (1520-1559). REMAT: Revista Eletrônica da Matemática,
v. 7, p. e2007-14, 2021.
PAULINO, Sabrina de Sousa; PEREIRA, Ana Carolina Costa.
A régua de carpinteiro (escalas) de Leonard Digges (1520-1559) para o estudo de
conceitos matemáticos: possível incorporação na educação básica. Educação
Matemática Debate, v. 5, p. 1-17, 2021.
PAULINO, Sabrina de Sousa; PEREIRA, Ana Carolina Costa.
Conhecimentos que emergem da régua de carpinteiro de Leonard Digges (1520-1559)
a partir da visão dos licenciandos em matemática da UECE. Boletim
Cearense de Educação e História da Matemática, v. 8, p. 1078-1093,
2021.
PEREIRA, A. C. C.; PINHEIRO, A. C. M.; SANTOS, J. N. DOS. A concepção de laboratório de matemática de licenciandos: repensando conceitos, uso e formação. Educação Matemática em Revista, v. 26, n. 73, p. 24 - 43, 30 dez. 2021. 🔛
PEREIRA, Ana Carolina Costa; OLIVEIRA, Gisele Pereira.
O ambiente remoto como ferramenta promotora de práticas laboratoriais no ensino
de trigonometria em cursos de licenciatura em matemática. Revista
Prática Docente, v. 6, p. e027, 2021.
PEREIRA,
Ana Carolina Costa; OLIVEIRA, Gisele Pereira; BATISTA, Antonia Naiara de Sousa.
Novas configurações do laboratório de ensino de Trigonometria a partir da
incorporação da tecnologia articulada a história da Matemática. Revista
de Ensino de Ciências e Matemática (REnCiMa), v. 12, p. 1-19,
2021.
PEREIRA,
Ana Carolina Costa; PAULINO, Sabrina de Sousa. Possibilidades para o ensino de frações a
partir da régua de carpinteiro contida no tratado a Booke Named Tectonicon
(1556). Revista de História da Educação Matemática, v. 7, p. 1-19,
2021.
PONTES, Lívia Monteiro; BATISTA, Antonia Naiara de Sousa; PEREIRA, Ana Carolina Costa. A inserção de textos originais
na disciplina de História da Matemática a partir de um problema do documento
Sea Island Mathematical Manual. REVEMOP, v. 3, p. 1-19, 2021. 🔛
RIBEIRO, Pedro Henrique Sales; PEREIRA, Ana Carolina Costa.
O processo de graduação e uma utilização do Promptuario para
multiplicação. Revista História da Matemática para Professores, v.
7, p. 1-11, 2021.
RIBEIRO, Pedro Henrique Sales; PEREIRA, Ana Carolina Costa; OLIVEIRA, Gisele Pereira. Conhecimentos mobilizados a
partir da construção do Promptuario de John Napier em um minicurso de extensão
universitária. Boletim Cearense de Educação e História da Matemática,
v. 8, p. 1094-1107, 2021.
SANTOS, Andressa Gomes dos; PEREIRA, Ana Carolina Costa.
Questões didáticas envolvendo as escalas do Cross-Staff (1623) elaborado por
Edmund Gunter. Revista de Produção Discente em Educação Matemática,
v. 10, p. 105-118, 2021.
SANTOS, Andressa Gomes dos; PEREIRA, Ana Carolina Costa.
Uma descrição das escalas do Cross-staff (1623) de Edmund Gunter. Boletim
Cearense de Educação e História da Matemática, v. 8, p. 707-720, 2021.
SANTOS,
Andressa Gomes dos; FREIRE, Dianara Figueirêdo; PEREIRA, Ana Carolina Costa. Explorando as
operações aritméticas no antigo Egito por meio da história da Matemática. Research,
Society And Development, v. 10, p. e4310312944, 2021.
SILVA, Francisco Hemerson Brito da; PEREIRA, Ana Carolina Costa; BATISTA, Antonia Naiara de Sousa. Alguns
saberes docentes adquiridos em uma discussão sobre a medição de profundidade
com o báculo de Petrus Ramus. Boletim Cearense de Educação e História
da Matemática, v. 8, p. 1219-1235, 2021.
SILVA, Isabelle Coelho da; PEREIRA, Ana Carolina Costa.
Definições e Critérios para o Uso de Textos Originais na Articulação entre
História e Ensino de Matemática. Boletim de Educação Matemática-BOLEMA, v. 35, p. 223-241,
2021.
2020
ALBUQUERQUE, Suziê Maria de. Um estudo sobre a operação da divisão dos números contida no Traité de Gerbert na versão de 1843. Boletim Cearense de Educação e História da Matemática, v. 7, p. 323-334, 2020.🔛
ALMEIDA,
Jeniffer Pires; PEREIRA, Ana Carolina Costa. A
aritmética de localização de John Napier para a multiplicação. Revista
História da Matemática para Professores, v. 6, p. 43-56, 2020.
ALVES, Verusca
Batista; PEREIRA, Ana Carolina Costa. Seno, cosseno e tangente:
uma atividade com os círculos de proporção de William Oughtred (1633) na
formação de professores de matemática. Amazônia (UFPA), v. 16, p. 74-88,
2020.
ALVES,
Verusca Batista. William
Oughtred (1574-1660) no contexto do século XVII. Boletim Cearense de Educação e História da
Matemática v. 7, p.
289-300, 2020.
BATISTA, Antonia Naiara de Sousa. Alguns conhecimentos matemáticos
que emergem da fabricação da Balhestilha que se encontra no documento
Chronographia, Reportorio Dos Tempos.... Boletim Cearense de Educação e História da Matemática, v. 7, p. 301-311, 2020.
MASSENO, Thalya
Cristiny Sousa; PEREIRA, Ana Carolina Costa. O ensino
de sequências numéricas por meio dos números triangulares utilizando a história
da matemática. Boletim Cearense de
Educação e História da Matemática, v. 7, p. 103-115, 2020.
MIRANDA,
Roberto da Rocha; ROCHA, Silviane da Silva; PEREIRA, Ana Carolina Costa. O estudo das operações com
frações por meio quadrinhos para a formação do professor de matemática. Research,
Society And Development, v. 9, p. e629997652-23, 2020.
OLIVEIRA,
Francisco Wagner Soares. Um
primeiro olhar sobre a reconstrução do instrumento jacente no plano de Pedro
Nunes na formação do professor de matemática. Boletim Cearense de Educação e
História da Matemática, v. 7, p. 67-79, 2020.
OLIVEIRA,
Francisco Wagner Soares; PEREIRA, Ana Carolina Costa.
Elementos contextuais do instrumento jacente no plano de Pedro Nunes a partir
do tratado de navegação De Arte Atque Ratione Navigandi. Revista de
Matemática, Ensino e Cultura, v. 15, p. 212-229, 2020.
OLIVEIRA,
Francisco Wagner Soares; PEREIRA, Ana Carolina Costa.
Indícios do costume de se dividir a circunferência em seus 360 graus a que
Pedro Nunes se refere ao descrever os procedimentos para construção do Jacente
no Plano. Revista Brasileira de História da Matemática, v. 20, p. 35-49,
2020.
OLIVEIRA, Francisco Wagner Soares; PEREIRA, Ana Carolina Costa.
Sobre a navegação portuguesa do século XVI à luz do instrumento jacente no
plano. Boletim da Sociedade Portuguesa de Matemática, v. 78, p. 93-108,
2020.
OLIVEIRA,
Francisco Wagner Soares; PEREIRA, Ana Carolina Costa.
Uma proposta de atividade com o instrumento jacente no plano para o nono ano do
ensino fundamental com foco na semelhança de triângulos. Revista História da
Matemática para Professores, v. 6, p. 20-27, 2020.
OLIVEIRA, Gisele Pereira. O uso da história da matemática e dos objetos de aprendizagem como
ferramentas pedagógicas na formação de professores de matemática. Boletim
Cearense de Educação e História da Matemática, v. 7, p. 126-138, 2020.
PAULINO, Sabrina
de Sousa; FILHO, Carlos Ferreira Argemiro; PEREIRA, Ana Carolina Costa.
Alguns aspectos contextuais da régua e do esquadro de carpinteiro no tratado A
Booke Named Tectonicon (1556) de leonard Digges. Boletim Cearense de Educação e História da
Matemática, v. 7,
p. 170-180, 2020.
PEREIRA,
Ana Carolina Costa. Interfaces
Entre Historia de Matemáticas Y Enseñanza a Través de Antiguos Instrumentos
Matemáticos: Una Experiencia En La Investigación Académica. PARADIGMA
(MARACAY), v. 41, p. 160-179, 2020.
PEREIRA,
Ana Carolina Costa; ALVES, Verusca Batista; BATISTA, Antonia Naiara de Sousa; OLIVEIRA, Francisco Wagner Soares. Saberes docentes em
estudos acadêmicos relacionados à história da matemática nos últimos cinco
anos. Revista Research, Society and Development, v. 9, p. 1-20, 2020.
RIBEIRO, Pedro
Henrique Sales; CAVALCANTE, Davi Souza; PEREIRA, Ana Carolina Costa.
O procedimento de construção das varetas do promptuario de John Napier (1550-1617).
Boletim Cearense de Educação e História da Matemática, v. 7, p. 112-121,
2020.
SANTOS,
Andressa Gomes dos. Uma viagem
na medição de tempo. Revista História da Matemática para Professores, v.
6, p. 57-60, 2020.
SANTOS, Andressa
Gomes dos; OLIVEIRA, Adriana Nogueira de; PEREIRA, Ana Carolina Costa.
As contribuições da régua de cálculo linear na construção dos saberes e das
práticas docentes. Boletim Online de Educação Matemática, v. 8, p.
17-36, 2020.
SANTOS, Andressa
Gomes dos; PEREIRA, Ana Carolina Costa. A incorporação da régua de
cálculo no ensino de multiplicação através da sua construção e do seu manuseio.
Boletim Cearense de Educação e História da Matemática, v. 7, p. 357-369,
2020.
SILVA, Alison Sousa da. O conceito de corpos
regulares em alguns livros didáticos e sua relação com o tratado De Divina
Proportione (1509). Boletim Cearense de Educação e História da Matemática,
v. 7, p. 190-201, 2020.
SILVA,
Alison Sousa da; PEREIRA, Ana Carolina Costa. Um estudo sobre o capítulo XXV
da De Divina Proportione (1509) de Luca Pacioli (1447-1517). REVEMAT, v.
15, p. 1-17, 2020.
SILVA,
Francisco Hemerson Brito da; PEREIRA, Ana Carolina Costa.
O legado de Petrus Ramus e o tratado Via Regia Ad Geometriam. Boletim Cearense de Educação e História da
Matemática, v. 7,
p. 158-169, 2020.
SILVA, Francisco
Hemerson Brito da; PEREIRA, Ana Carolina Costa. Explorando
as situações de medição de comprimento, altura e largura com o uso do báculo de
Petrus Ramus. Hipátia - Revista Brasileira de História, Educação e
Matemática, v. 5, p. 398-409, 2020.
SILVA, Francisco
Hemerson Brito da; PEREIRA, Ana Carolina Costa. O báculo
de Petrus Ramus e seu uso para medição de profundidade. Revista de Educação
Matemática, v. 17, p. e020042-14, 2020.
SILVA, Isabelle Coelho da; SAITO, Fumikazu. Algumas considerações iniciais sobre a obra The Ground of Artes, de Robert Recorde. Boletim Cearense de Educação e História da Matemática, v. 7, p. 312-322, 2020.🔛
2019
ALVES, Verusca
Batista; CIDRÃO, Georgyana Gomes; ALBUQUERQUE, Suziê Maria de; OLIVEIRA, Francisco Wagner Soares; PEREIRA, Ana Carolina
Costa. Roteiro de atividades para o estudo de logaritmos por meio do objeto de
aprendizagem LogCALC!. Research, Society And Development, v. 8, p.
45861074, 2019.
ALVES, Verusca
Batista; PEREIRA, Ana Carolina Costa. Algumas considerações sobre a
incorporação da Régua de Cálculo Circular na Formação Inicial de Professores de
matemática. Educação Matemática em Revista, v. 61, p. 67-82, 2019.
ALVES,
Verusca Batista;
PEREIRA, Ana Carolina Costa. A reconstrução dos círculos de proporção no
Geogebra como uma atividade para a mobilização de conhecimentos matemáticos. Revista
História da Matemática para Professores, v. 5, p. 19-28, 2019.
LIRA, Arianny de Sousa; SILVA, Alison Sousa da; BEZERRA, Francisco Hedyleno Coelho; PAIVA, Tácito
Trindade de; VASCONCELOS, Ana Karine Portela. Um relato sobre a incorporação de
textos originais para a educação matemática - de Isabelle Coelho da Silva. Research,
Society and Development, v. 8, p. 47891331, 2019.
MARTINS,
Eugeniano Brito; PEREIRA,
Ana Carolina Costa. As Barras de Calcular de Napier: Percepções de uma primeira
manipulação. Boletim Cearense de Educação e História da Matemática, v.
6, p. 53-64, 2019.
OLIVEIRA,
Francisco Wagner Soares; PEREIRA,
Ana Carolina Costa. Elementos iniciais da relação entre o instrumento de Pedro
Nunes, jacente no plano, e o cálculo da latitude no século XVI. História da
Ciência e Ensino: Construindo Interfaces, v. 19, p. 39-53, 2019.
OLIVEIRA,
Francisco Wagner Soares; PEREIRA,
Ana Carolina Costa; ALBUQUERQUE, Suziê Maria de. A História das Equações
Algébricas no Livro Didático da Educação Básica: Identificando as Abordagens. Revista
de Ensino, Educação e Ciências Humanas, v. 19, p. 392, 2019.
OLIVEIRA,
Gisele Pereira; PEREIRA, Ana Carolina Costa. O uso da Engenharia Didática e
da Sequência Fedathi como ferramentas metodológicas na formação de professores
de matemática. Boletim Cearense de Educação e História da Matemática, v.
6, p. 65-78, 2019.
PEREIRA,
Ana Carolina Costa; SAITO,
Fumikazu. A reconstrução do báculo de Petrus Ramus na interface entre história
e ensino de matemática. Revista Cocar (UEPA), v. 13, p. 342-372, 2019.
PEREIRA, Ana Carolina Costa; SAITO, Fumikazu. Os conceitos de
perpendicularidade e de paralelismo mobilizados em uma atividade com o uso do
báculo (1636) de Petrus Ramus. Educação Matemática Pesquisa, v. 21, p.
405-432, 2019.
PEREIRA, Ana Carolina Costa; SILVA; Alison Sousa da. Leonardo
Da Vinci e Luca Pacioli: um encontro a luz da razão áurea. Boletim Cearense de Educação e História da Matemática, v. 6, p. 71-83, 2019.
2018
ALBUQUERQUE,
Suziê Maria de; PEREIRA, Ana Carolina Costa. Uma análise preliminar do
documento histórico Regula de Abaco Computide autoria do matemático Gerbert De
Aurilac (976 d.c). Boletim Cearense de Educação e História da Matemática,
v. 5, p. 16-26, 2018.
ALBUQUERQUE,
Suziê Maria de; PEREIRA, Ana Carolina Costa; ALVES, Verusca Batista. Um
estudo preliminar sobre o ábaco de Gerbert do século X como recurso didático
para o ensino das operações aritméticas. ESPACIOS (CARACAS), v. 39, p.
29/52-40, 2018. 🔛
ALBUQUERQUE,
Suziê Maria de; OLIVEIRA, Francisco Wagner Soares;
MARTINS, Eugeniano Brito; PEREIRA, Ana Carolina Costa. Pesquisas
envolvendo instrumentos históricos matemáticos e a interface entre história e
ensino: uma visão dos trabalhos desenvolvidos no GPEHM. Boletim Online de
Educação Matemática, v. 06, p. 128-144, 2018.
ALBUQUERQUE,
Suziê Maria de; PEREIRA, Ana Carolina Costa. A divisão
de unidades pelo método da diferença: uma proposta de uso do ábaco de Gerbert
(976). Revista de Produção Discente em Educação Matemática, v. 7, p.
73-88, 2018.
ALVES, Verusca
Batista; PEREIRA, Ana Carolina Costa. O instrumento, círculos de
proporção, exposto na obra de William Oughtred (1633): um elemento na interface
entre história e ensino de matemática. Revista de Produção Discente em
Educação Matemática, v. 7, p. 89-108, 2018. 🔛
ALVES, Verusca Batista; SILVA, Hosana de Fátima Melo da; PEREIRA, Ana Carolina Costa. A inserção da régua de cálculo
circular como ferramenta para o ensino de logaritmo. Boletim Cearense de
Educação e História da Matemática, v. 4, p. 48-61, 2018.
ALVES, Verusca
Batista; PEREIRA, Ana Carolina Costa. A matemática por trás da
construção física e graduação da régua de cálculo circular. Caminhos da
Educação Matemática em Revista (On-Line), v. 8, p. 11-30, 2018. 🔛
ALVES, Verusca Batista; PEREIRA, Ana Carolina Costa.
Breve análise da obra The Description And Use Of The Double Horizontall Dyall (1632)
de William Oughtred. Boletim Cearense de Educação e História da Matemática,
v. 5, p. 64-74, 2018. 🔛
BATISTA, Antonia Naiara de Sousa; PEREIRA, Ana Carolina Costa.
Uma mostra geral de aspectos inseridos na obra Chronographia, Reportorio Dos
Tempos... (1603). Boletim Cearense de Educação e História da Matemática,
v. 5, p. 75-84, 2018. 🔛
MARTINS, Eugeniano Brito; PEREIRA, Ana Carolina Costa.
Uma primeira descrição da obra: Rabdologiae, Seu Numerationis Per Virgula ...
De 1617. Boletim Cearense de Educação e História da Matemática, v. 5, p.
154-166, 2018. 🔛
OLIVEIRA, Francisco Wagner Soares. Os momentos da
teoria das situações didáticas no ensino de matemática. REMAT: Revista
Eletrônica da Matemática, v. 4, p. 10-20, 2018.
OLIVEIRA,
Francisco Wagner Soares; SOUSA,
Ana Cláudia Gouveia de. Os sentidos atribuídos por professores à história da
matemática no ensino. Boletim Cearense de Educação e História da Matemática,
v. 5, p. 15-25, 2018.
OLIVEIRA,
Francisco Wagner Soares; SOUSA,
Ana Cláudia Gouveia de. O livro didático e a história no ensino de matemática:
limitações e possibilidades. Boletim Cearense de Educação e História da
Matemática, v. 05, p. 16-27, 2018.
OLIVEIRA, Gisele Pereira; PEREIRA,
Ana Carolina Costa. O uso da Engenharia Didática como ferramenta facilitadora para
utilização e produção de objetos de aprendizagem a partir da formação inicial e
continuada de professores de matemática. Boletim Cearense de Educação e História da
Matemática, v.
5, p. 49, 2018.
PEREIRA, Ana Carolina Costa; SAITO, Fumikazu. A organização do saber geométrico em Via Regia ad Geometriam (1636) de Petrus Ramus: uma reflexão sobre a definição de ângulo reto e de perpendicular. Revista de Matemática, Ensino e Cultura, v. 13, p. 24-38, 2018.
PEREIRA, Ana Carolina Costa; SAITO, Fumikazu. Os instrumentos
matemáticos na interface entre história e ensino de matemática. Boletim
Cearense de Educação e História da Matemática, v. 5, p. 109-122, 2018.
PEREIRA,
Ana Carolina Costa; MOREY, Bernadete Barbosa. Traços de uma história: um
primeiro olhar da influência de Johann Müller Regiomontanus nas obras do
matemático português Pedro Nunes. Revista Brasileira de História da
Matemática, v. 18, p. 23-38, 2018.
SANTOS, Andressa
Gomes dos; ALVES, Verusca Batista; PEREIRA, Ana Carolina Costa.
Explorando a régua de cálculo como recurso didático no ensino de multiplicação
para formação de professores de matemática. Revista Brasileira de Ensino
Superior, v. 4, p. 56-67, 2018.
SILVA, Isabelle Coelho da; PEREIRA, Ana Carolina Costa. O papel do documento
original nos anais do SNHM de 1999 a 2015. Boletim Cearense de Educação e
História da Matemática, v. 5, p. 202-212, 2018. 🔛
SILVA, Isabelle Coelho da; BATISTA, Antonia Naiara de Sousa; PEREIRA, Ana Carolina Costa. Estudos iniciais sobre o
instrumento cubit rod: teoria e prática na história da matemática. Caminhos da
Educação Matemática em Revista (On-Line), v. 8, p. 1-10, 2018. 🔛
SILVA, Isabelle Coelho da; SILVA,
José Hélison; PEREIRA, Ana Carolina Costa. Os versos de Lilavati como
fonte histórica para o ensino de matemática: propondo uma prática. REMAT: Revista
Eletrônica da Matemática, v. 4, p. 78-87, 2018.
TEIXEIRA,
Katiuscia Costa Barros; PEREIRA, Ana Carolina Costa; FONTENELE, Francisca Cláudia Fernandes. Dialogando sobre
álgebra linear: possíveis metodologias de uma prática. Educação Matemática em
Revista-RS, v. 1, p. 117-124, 2018. 🔛
2017
BATISTA, Antonia Naiara de Sousa; PEREIRA, Ana Carolina Costa. A balestilha: um instrumento
náutico como recurso para abordar conceitos matemáticos. HIPÁTIA - Revista
Brasileira de História, Educação e Matemática, v. 2, p. 40-51, 2017.
FREITAS, Sheila Silva Thé; LIMA,
Valmiro Santiago; PEREIRA, Ana Carolina Costa. A
formação inicial do professor de matemática indígena Tremembé: uma relação
entre a teoria e a prática no Ceará/Brasil. Revista Ciencia, Salud,
Educación y Economia, v. 3, p. 214-2017, 2017.
PEREIRA, Ana Carolina Costa; BATISTA, Antonia Naiara de Sousa; SILVA, Isabelle Coelho da. A
matemática incorporada na construção do quadrante descrito na obra Libros del
saber de astronomía. REVEMAT, v. 12, p. 173-191, 2017.
PEREIRA, Ana Carolina Costa; BATISTA, Antonia Naiara de
Sousa; SILVA, Isabelle Coelho da. A balestilha descrita na obra Chronographia
repertorio dos tempos (1603): discussões iniciais sobre o saber incorporado no
instrumento. Boletim Cearense de Educação e História da Matemática, v.
11, p. 104-117, 2017.
PEREIRA, Ana Carolina Costa; TAVARES, Marina Oliveira. A UBP e sua inserção no ensino de
Matemática: Uma proposta utilizando a obra Matemática Lúdica de Leon Battista
Alberti (1404-1472). Boletim Online de Educação Matemática, v. 5, p.
21-36, 2017.
PEREIRA,
Ana Carolina Costa; MOREY, Bernadete Barbosa. Revisitando a lei dos cossenos
para triângulos esféricos: um aporte histórico do século XV. História da
Ciência e Ensino: Construindo Interfaces, v. 15, p. 81-95, 2017.
PEREIRA, Ana Carolina Costa; PEREIRA, Daniele Esteves.
Manuais escolares de matemática: uma visão panorâmica sobre sua história e
políticas públicas. Revista HISTEDBR On-line, v. 17, p. 214-229, 2017.
2016
ALVES, Verusca Batista; PEREIRA, Ana Carolina Costa.
Instrumentos Históricos e o Ensino de Matemática: a Régua de Cálculo Circular e
suas contribuições na formação do professor. REMAT: Revista Eletrônica da
Matemática, v. 2, p. 39-50, 2016.
ALVES,
Verusca Batista; BATISTA, Antonia Naiara de Sousa. Uma breve discussão teórica
acerca do uso de instrumentos matemáticos históricos no ensino da matemática. Boletim
Cearense de Educação e História da Matemática, v. 3, p. 48-59, 2016.
BATISTA, Antonia Naiara de Sousa; PEREIRA, Ana Carolina Costa. Vamos aprender trigonometria?
Uma experiência com alunas no ensino médio utilizando a balestilha. Boletim
Cearense de Educação e História da Matemática, v. 3, p. 41-53, 2016.
MARTINS, Eugeniano Brito; PEREIRA, Ana Carolina Costa; FONSECA, Paulo Henrique Souza.
Redescobrindo o conceito de logaritmo por meio da construção da régua de
cálculo linear. Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e
Tecnológica, v. 3, p. 47-65, 2016.
PEREIRA, Ana Carolina Costa. O teorema de Thales ao longo da
história: percepções encontradas em alguns livros didáticos do século XX. Educação
Matemática em Revista-RS, v. 1, p. 60-73, 2016.
PEREIRA,
Ana Carolina Costa.
Utilizando quadrinhos como interface entre matemática e ensino por meio de
episódios e sequências didáticas na formação inicial de professores. Temporis(ação)
(UEG), v. 1, p. 308-328, 2016.
PEREIRA, Ana Carolina Costa; BATISTA, Antonia Naiara de
Sousa. A matemática do kamal: uma possibilidade de inserção no ensino. Revista
Conexões - Ciência e tecnologia, v. 10, p. 25-34, 2016.
PEREIRA, Ana Carolina Costa; GUEDES, Ana Maria Silva. Considerações acerca da disciplina
de história da matemática nas universidades cearenses: desvendando uma prática
docente. Revista Brasileira de Ensino Superior, v. 2, p. 22-33, 2016.
PEREIRA, Ana Carolina Costa; LIMA, Ticiana de Souza.
Processo de multiplicação em algumas culturas. Revista Eletrônica Sala de
Aula em Foco, v. 1, p. 97-110, 2016.
PEREIRA, Ana Carolina Costa; SANTOS, Joelma Nogueira. A matemática aplicada no curso de serviço de restaurante e bar do
IFCE: explorando as grandezas e medidas. Revista Prática Docente, v. 1,
p. 44-53, 2016.
PEREIRA, Ana Carolina Costa; SILVA, Isabelle Coelho da; NOGUEIRA, Raniele Sampaio; ALVES, Francisco Régis Vieira. Sobre o uso de fontes na disciplina de História da Matemática:
Problema 56 do Papiro de Rhind. REVEMAT, v. 10, p. 243-257, 2016.
SILVA, Isabelle Coelho da; PEREIRA, Ana Carolina Costa. Um estudo sobre a inserção da história da matemática na sala de aula a partir de fontes históricas: o problema 56 do papiro de Rhind. Conexões: Ciência e Tecnologia, v. 10, p. 141-148, 2016.🔛
2015
PEREIRA, Ana Carolina Costa. A trigonometria no século XV: outra demonstração da lei dos senos. Boletim
Cearense de Educação e História da Matemática, v. 4, p. 12-13, 2015.
PEREIRA, Ana Carolina Costa. Demonstrações do teorema de Thales: um enfoque histórico. Revista
Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica, v. 5, p. 25-49,
2015.
PEREIRA, Ana Carolina Costa; BATISTA, Antonia Naiara de
Sousa. A matemática por trás da Balestilha. Revista de História da
Matemática para Professores, v. 2, p. 53-64, 2015.
PEREIRA, Ana Carolina Costa; MOREY, Bernadete Barbosa.
Um ensaio sobre a história da trigonometria antes do século XV. Revista
Conexões - Ciência e tecnologia, v. 9, p. 143-152, 2015.
PEREIRA, Ana Carolina Costa; PEREIRA, Daniele Esteves.
Ensaio sobre o uso de fontes históricas no ensino de Matemática. REMATEC. Revista
de Matemática, Ensino e Cultura (UFRN), v. 10, p. 65-78, 2015.
SANTOS, Joelma Nogueira; PEREIRA, Ana Carolina Costa.
A matemática escolar e o laboratório como ambiente de aprendizagem: algumas
considerações sobre o ensino. Revista Conexões - Ciência e tecnologia,
v. 9, p. 17-25, 2015.
2014 e anteriores
PEREIRA, Ana Carolina Costa. Analisando os programas de ensino da disciplina de história da matemática na formação inicial do professor de matemática da UECE. Boletim Cearense de Educação e História da Matemática, v. 1, p. 7-9, 2014.🔛
PEREIRA, Ana Carolina Costa; NASCIMENTO, Josenildo Silva do.
História da matemática em sala de aula: o que pensam os futuros docentes sobre
esta relação. Boletim Cearense de Educação e História da Matemática, v.
1, p. 10-11, 2014.
PEREIRA, Ana Carolina Costa; VASCONCELOS, Cleiton Batista . Educação Matemática: Concepções sobre o ensino e aprendizagem em Matemática. REMATEC. Revista de Matemática, Ensino e Cultura (UFRN), v. 1, p. 13-21, 2006. 🔛
Nenhum comentário:
Postar um comentário