Pesquisar este blog

LIVROS

LIVROS

***

Alguns títulos estão disponíveis de forma gratuita
Clique na capa do livro para fazer o download

2022




PEREIRA, Ana Carolina Costa (org.). Ensino de matemática: conversas didáticas a partir de tratados históricos. Fortaleza: EdUECE, 2022. 



OLIVEIRA, Francisco Wagner Soares; BATISTA, Antonia Naiara de Sousa; PEREIRA, Ana Carolina Costa (org.). Práticas Laboratoriais para o Ensino de Geometria. Formiga (Mg): Editora Uniesmero, 2022. 



OLIVEIRA, Francisco Wagner Soares; OLIVEIRA, Gisele Pereira; PEREIRA, Ana Carolina Costa (org.). Práticas Laboratoriais para o Ensino de Trigonometria. Formiga (Mg): Editora Uniesmero, 2022. 


2021


SANTOS; Joelma Nogueira dos; ALBUQUERQUE, Suziê Maria de. A Sociedade Brasileira De Educação Matemática: contando um pouco da história e analisando a trajetória da SBEM-CE. In: Joelma Nogueira dos Santos et al. (Org.). Educação Matemática tem no Ceará.1ed. Curitiba: CRV. 2021, p. 11-24.  

 

ALBUQUERQUE, Suziê Maria de; PEREIRA, Ana Carolina Costa. Conceitos matemáticos identificados no ábaco de Gerbert em uma formação de professores. In: Joelma Nogueira dos Santos et al. (Org.). Educação Matemática tem no Ceará.1ed. Curitiba: CRV. 2021, p. 117-130.




ALENCAR, Lívia Bezerra de; SANTOS, ANDRESSA GOMES DOS. Setor de Thomas Hood como objeto de estudo sobre a interface entre a história e o ensino de matemática. In: Ana Carolina Costa Pereira; Antonia Naiara de Sousa Batista; Gisele Pereira Oliveira. (Org.). Pesquisas sobre ensino de matemática no GPEHM Júnior: construindo uma prática investigativa. 1ed. Iguatu: Editora Quipá, 2021, v. , p. 14-24.  


BENICIO, Amanda Cardoso; SOARES, Kawoana da Costa; ALVES, Verusca Batista. As duas réguas para cálculo de William Oughtred (1574-1660) como objeto de estudo na interface entre a história e o ensino de matemática. In: Ana Carolina Costa Pereira; Antonia Naiara de Sousa Batista; Gisele Pereira Oliveira. (Org.). Pesquisas sobre ensino de matemática no GPEHM Júnior: construindo uma prática investigativa. 1ed. Iguatu: Editora Quipá, 2021, p. 25-36.


PASTANA, Jéssica Veiga; ALVES, Verusca Batista; SMITH, Daniele Esteves Pereira. História da Matemática e Livro Didático: análise sobre aspectos históricos da coleção A Conquista da Matemática. In: Ana Carolina Costa Pereira; Antonia Naiara de Sousa Batista; Gisele Pereira Oliveira. (Org.). Pesquisas sobre ensino de matemática no GPEHM Júnior: construindo uma prática investigativa. 1ed. Iguatu: Editora Quipá, 2021, p. 95-108.


PEREIRA, Ana Carolina Costa (Org.); BATISTA, Antonia Naiara de Sousa (Org.); OLIVEIRA, Gisele Pereira (Org.). Pesquisas sobre ensino de matemática no GPEHM Júnior: construindo uma prática investigativa. 1. ed. Iguatu: Editora Quipá, 2021. v. 1. 138p.

 

PINHEIRO, Joyce Tayze Pinheiro de; ALVES, Verusca Batista; SMITH, Daniele Esteves Pereira. Base Nacional Comum Curricular: o pensamento algébrico nos currículos de matemática do 6º ao 9º ano do ensino fundamental. In: Ana Carolina Costa Pereira; Antonia Naiara de Sousa Batista; Gisele Pereira Oliveira. (Org.). Pesquisas sobre ensino de matemática no GPEHM Júnior: construindo uma prática investigativa. 1ed. Iguatu: Editora Quipá, 2021, p. 109-122.


SILVA, Francisco Hemerson Brito; BATISTA, Antonia Naiara de Sousa. O ensino de geometria pautado na medição de profundidade com o báculo de Petrus Ramus em uma prática universitária. In: Ana Carolina Costa Pereira; Antonia Naiara de Sousa Batista; Gisele Pereira Oliveira. (Org.). Pesquisas sobre ensino de matemática no GPEHM Júnior: construindo uma prática investigativa. 1ed. Iguatu: Editora Quipá, 2021, v. 1, p. 83-94.

 

 


MOREY, Bernadete BarbosaPEREIRA, Ana Carolina Costa (Org.). Estudiosos em ciências e matemática no mundo islâmico medieval. 1. ed. Fortaleza: EdUECE, 2021. v. 1. 225p.


PEREIRA, Ana Carolina Costa; MOREY, Bernadete BarbosaAbu Jacfar Muhammad B. Muhammad B. Al-Hasan Nasīr Al-Dīn Al-Tūsī (1201-1274). In: Bernadete Barbosa Morey; Ana Carolina Costa Pereira. (Org.). Estudiosos em ciências e matemática no mundo islâmico medieval. 1ed. Fortaleza: EdUECE, 2021, v. 1, p. 202-224.

 

 


OLIVEIRA, Francisco Wagner Soares; PEREIRA, Ana Carolina Costa. Sobre os conhecimentos geométricos incorporados na construção e no uso do instrumento jacente no plano de Pedro Nunes (1502-1578) na formação do professor de matemática. 1. ed. Iguatu: Quipá Editora, 2021. v. 1. 148p.

 



PEREIRA, Ana Carolina Costa; ALCANTARA, Cláudia Sales de (Org.). Histórias em quadrinhos na educação. 1. ed. Fortaleza - CE: Editora da UECE, 2021. v. 1. 142p.

 


 

PEREIRA, Ana Carolina Costa; MARTINS, Eugeniano Brito (Org.). Investigações científicas envolvendo a história da matemática sob o olhar da pluralidade. 1. ed. Curitiba: CRV, 2021. v. 1. 128p.

 



PEREIRA, Ana Carolina Costa; BATISTA, Antonia Naiara de Sousa; SANTOS, Andressa Gomes dos; NOGUEIRA, Raniele Sampaio. Os báculos ao longo da história: alternativa didática para o ensino de matemática na formação de professores. In: Marília Maia Moreira; Amsranon Guilherme Felício Gomes da Silva; Francione Charapa Alves. (Org.). O ensino de matemática na educação contemporânea: O devir entre a teoria e a práxis. 1ed.Iguatu: Quipá, 2021, v. 1, p. 356-370.

 

PEREIRA, Ana Carolina Costa; SILVA, Francisco Hemerson Brito da; PAULINO, Sabrina de Sousa. O ensino de geometria por meio do uso de instrumentos históricos matemáticos estudados no GPEHM júnior/UECE: o caso do báculo de Petrus Ramus. In: Marília Maia Moreira, Amsranon Guilherme Felício Gomes da Silva e Francione Charapa Alves. (Org.). O Ensino de Matemática na Educação Contemporânea: o devir entre a teoria e a prática. 1ed.Iguatu: Quipá Editora, 2021, v. 1, p. 331-341. 

PEREIRA, Ana Carolina Costa; RIBEIRO, Pedro Henrique Sales; ALMEIDA, Jeniffer Pires de. Estudando dois instrumentos de cálculo do século XVII para o ensino de multiplicação na formação do professor de matemática. In: Marília Maia Moreira, Amsranon Guilherme Felício Gomes da Silva e Francione Charapa Alves. (Org.). O Ensino de Matemática na Educação Contemporânea: o devir entre a teoria e a prática. 1ed.Iguatu: Quipá Editora, 2021, v. 1, p. 342-355. 

 

 


SANTOS, Andressa Gomes dos; PEREIRA, Ana Carolina Costa. Proposta de inserção da escala dos números de Gunter (1623) no ensino de multiplicação e divisão. In: Maria Cleide da Silva Barroso, Caroline de Goes Sampaio, Leidy Gabriela Ariza Ariza. (Org.). Ensino de ciências e matemática: pesquisas na formação de professores da pós-graduação do IFCE. 1ed. Fortaleza: EdUECE, 2021, v. 1, p. 203-2019. 





SILVA, Francisco Hemerson Brito; PEREIRA, Ana Carolina Costa; BATISTA, Antonia Naiara de Sousa. A vivência de organização e mediação de um curso de extensão universitária. In: Resiane Paula da Silveira. (Org.). Educação Matemática: Formação, Práticas e Inclusão. 1ed.Formiga (MG): Editora Real Conhecer, 2021, v. 4, p. 74-87.


2020

 



Ana Carolina Costa Pereira. (Org.). Ensino e História da Matemática: Enfoques de uma Prática. 1ed.Fortaleza: EDUECE, 2020, v. 1, 168p.


2019


PEREIRA, Ana Carolina Costa; BATISTA, Antonia Naiara de; SILVA, Isabelle Coelho da. História da matemática: uma Introdução. 1. ed. Fortaleza: Eduece, 2020. v. 1. 177p.




SILVA, Isabelle Coelho da; Pereira, Ana Carolina Costa. O problema 56 do Papiro de Rhind como uso de fontes históricas na disciplina de história da matemática. In: Mônica Duarte Cavaignac; Ivoneide Pinheiro de Lima; Zilvanir Fernandes de Queiroz; Leandro Pereira Custódio. (Org.). Sociedade, Arte e Educação: múltiplos olhares sobre a práxis humana. 1ed.Fortaleza: EdUECE, 2019, v. 1, p. 89-104.

 



SAITO, Fumikazu; PEREIRA, Ana Carolina Costa. A elaboração de atividades com um antigo instrumento matemático na interface entre história e ensino. 1. ed. São Paulo: Livraria da Física, 2019. v. 1. 88p.




PEREIRA, Ana Carolina Costa; FREITAS, Sheyla Silva Thé; LIMA, Valmiro Santiago (Org.). Caminhos e descaminhos da pesquisa em ensino de matemática. 1. ed. Curitiba: Appris, 2019. v. 1. 177p.


2018



ALBUQUERQUE, Suziê Maria de; ALVES, Verusca Batista Alves; OLIVEIRA, Francisco Wagner Soares. A contribuição da leitura e da escrita na compreensão do texto histórico regula de Abaco Computi: construindo interfaces entre a história e o ensino de matemática para o caso da multiplicação. In: Ana Cláudia Gouveia de Sousa; Larissa Elfisia de Lima Santana; Marcilia Chagas Barreto. (Org.). As múltiplas linguagens da educação matemática na formação e nas práticas docentes. Fortaleza: EdUECE, 2018, p. 122-141.

 

ANDRADE, Maria Helena de; OLIVEIRA, Ranyelly Rodrigues de; PEREIRA, Ana Carolina Costa. A leitura e a escrita no ensino da matemática: um estudo envolvendo perímetro. In: Ana Cláudia Gouveia de Sousa; Larissa Elfisia de Lima Santana; Marcilia Chagas Barreto. (Org.). As múltiplas linguagens da educação matemática na formação e nas práticas docentes. Fortaleza: EdUECE, 2018, p. 370-392.

 

BATISTA, Antonia Naiara de Sousa; SILVA, Isabelle Coelho; PEREIRA, Ana Carolina Costa. A importância do tratamento didático em um documento histórico: Chronographia, Reportório dos Tempos... (1603). In: Ana Claudia Gouveia de Sousa; Larissa Elfísia de Lima Santana; Marcília Chagas Barreto. (Org.). As múltiplas linguagens da educação matemática na formação e na prática docente. 1ed. Fortaleza: EdUECE, 2018, p. 932-953.

 

PEREIRA, Ana Carolina Costa; SAITO, Fumikazu. Algumas breves considerações sobre o Radius Astronomicus na interface entre história e ensino de matemática. In: Ana Cláudia Gouveia de Sousa; Larissa Elfisia de Lima Santana; Marcilia Chagas Barreto. (Org.). As múltiplas linguagens da educação matemática na formação e nas práticas docentes. Fortaleza: EdUECE, 2018, p. 710-725.


  

PEREIRA, Ana Carolina Costa; BATISTA, Antonia Naiara de Sousa; SILVA, Isabelle Coelho; MARTINS, Eugeniano Brito. Uma proposta de Storyboard para o ensino de trigonometria a partir do quadrante náutico: Construindo um objeto de aprendizagem. In: Francisco Herbert Lima Vasconcelos; Maria José Costa dos Santos; Josaphat Soares Neto. (Org.). Tecnologias da Educação: Formação docente, inovação científica e práticas pedagógicas. 1ed.Campinas, SP: Pontes Editores, 2018, p. 113-136.


2017


PEREIRA, Ana Carolina Costa; MARTINS, Eugeniano Brito; SILVA, Isabelle Coelho da. A evolução histórica da multiplicação do século X ao XVI: Construindo interfaces para o ensino. Belém: SBEM-PA, 2017, v.1. p. 70. 

 


PEREIRA, Ana Carolina Costa; MARTINS, Eugeniano Brito. O Ensino de Aritmética por Meio de Instrumentos: uma Abordagem utilizando a obra Rabdologiae, seu numerationis per virgula. São Paulo: Editora da Física, 2017, v.1. p. 98.


2015


PEREIRA, Ana Carolina Costa. Aspectos históricos da régua de cálculo para a construção de conceitos matemáticos. São Paulo : Editora da Física, 2015, v.1. p.76. 



PEREIRA, Ana Carolina Costa; CEDRO, Wellington Lima. Educação matemática: diferentes contextos, diferentes abordagens. Fortaleza: EDUECE, 2015 p.178. 



PEREIRA, Ana Carolina Costa (Org.). Educação matemática no Ceará: os caminhos trilhados e as perspectivas. Fortaleza: EDUECE, 2015 p.155.


Nenhum comentário:

Postar um comentário