Pesquisar este blog

VIII Jornada de Estudos do GPEHM


APRESENTAÇÃO
O Ceará está passando por mudanças visíveis no que se refere a pesquisas na área de Educação Matemática. Isso pode ser notado pelo número de eventos científicos realizados nos últimos dez anos: Jornada de Educação Matemática do Ceará, Colóquio de Educação Matemática, Fórum Cearense de Licenciaturas em Matemática, Seminário Cearense de História da Matemática, Ciclo de Conversas sobre Educação Matemática, entre outros. Esses acontecimentos acrescentam discussões em todos os setores do ensino fazendo com que a troca de experiência fortaleça a inclusão de novos métodos e técnicas de pesquisa em Educação Matemática.
A criação de grupos de pesquisas ligados a Educação do Ceará tais como, Grupo de Educação Matemática do Laboratório Multimeios (GEM2/UFC), Grupo de Pesquisa Matemática e Ensino (MAES/UECE), entre outros, tem proporcionado também esse aumento de estudos ligados à área, propagando tanto para a comunidade acadêmica, quanto para a sociedade em geral, meios que possibilitem uma melhor educação para todos.
Nesse sentido, o Grupo de Pesquisa em Educação e História da Matemática (GPEHM), vinculado à Universidade Estadual do Ceará (UECE), em parceria com a Coordenação do Curso de Licenciatura em Matemática promovem a VIII Jornada de Estudos do GPEHM, como uma iniciativa discutir pesquisas e suscitar discussões sobre as relações entre Educação Matemática e História da Matemática.

OBJETIVOS
A VIII Jornada de Estudos do GPEHM tem o intuito de conhecer, ampliar e aperfeiçoar a estudos que envolva pesquisa na área de Educação Matemática no Ceará, em particular da UECE, apresentando e discutindo o desenvolvimento dos projetos de pesquisa.

PÚBLICO ALVO
O evento destina-se à pessoas que desenvolvem pesquisa na área de Educação Matemática na UECE e nas escolas de Educação Básica e aos participantes do GPEHM, desde que respeite o limite de 40 vagas.

PROGRAMAÇÃO
8h30min -
Credenciamento
9h00min
Abertura
9h30min - Apresentações das Pesquisas Desenvolvidas no GPEHM
Conhecimentos Aritméticos presentes na obra Rabdologiae (1617): Manuseando as barras de Napier.
Prof. Esp. Eugeniano Brito Martins (PGECM/IFCE)
10h00min
Os conhecimentos matemáticos mobilizados no uso do ábaco de Gerbert: algumas aproximações entre a aritmética do século X e o ensino.
Profa. Suziê Maria de Albuquerque (SEDUC/PGECM/IFCE)
10h30min
Um estudo sobre os conhecimentos matemáticos mobilizados no manuseio do instrumento círculos de proporção de William Oughtred.
Profa. Verusca Alves Batista (PGECM/IFCE)
11h00min
Os sólidos de Platão na obra Divina proportione (1509) de Luca Pacioli: elaborando interfaces entre história e ensino de matemática.
Prof. Alison Sousa da Silva (SEDUC/PGECM/IFCE)
12h00min às 13h30min
Intervalo
13h30min
Palestra 01 –Á definir.
Profa. Dra. Ana Carolina Costa Pereira (UECE)
15h00min
Palestra 02 – Construções algorítmicas e demonstrações axiomática.
Profa. Ma. Luiza Maria Moraes Lima (UECE/FANOR)
16h30min
Encerramento

INSCRIÇÕES
As inscrições online e o pagamento referente ao material do evento só estarão disponíveis até
26 de fevereiro de 2019. Para o melhor conforto de todos, temos um limite máximo de inscrições, uma vez atingido esse limite, não mais receberemos inscrições. 40 vagas!
As inscrições deverão ser realizadas no link abaixo e o pagamento da taxa de material é no valor de R$ 5,00 deve ser feito na sede do GPEHM.

LOCAL
As atividades da VIII Jornada de Estudos no GPEHM serão realizadas no dia 27 de fevereiro de 2019, na Universidade Estadual do Ceará - Campus Itaperi, no Auditório da Veterinária.

COORDENAÇÃO GERAL
  • Profa. Dra. Ana Carolina Costa Pereira
COMISSÃO ORGANIZADORA
  • Isabelle Coelho da Silva
  • Antonia Naiara de Sousa Batista
  • Eugeniano Brito Martins
COMISSÃO DE APOIO
  • Suziê Maria de Albuquerque
  • Verusca Batista Alves
*******************************************************************************

Nenhum comentário:

Postar um comentário