Pesquisar este blog

HISTÓRICO


O Grupo de Pesquisa em Educação e História da Matemática – GPEHM, vinculado à Universidade Estadual do Ceará – UECE e desenvolve trabalhos sobre as relações existentes entre a História da Matemática, Educação Matemática e a Formação de Professores. Nosso público alvo são professores e estudantes que desejam realizar leituras, discussões e pesquisa nas linhas em que o GPEHM articula.  
O GPEHM iniciou suas atividades no ano de 2013, quando as professoras Ana Carolina e Isabelle Coelho, junto com 3 bolsistas da universidade fizeram a primeira reunião do grupo e começaram a discutir sobre a História da Matemática e a Educação Matemática. A partir de então, formalizado no CNPq, nosso grupo vem desenvolvendo estudos sobre o desenvolvimento teórico de temas ligados a História da Matemática e a Formação de Professores de Matemática. Propomos com isso preparar estudantes, professores e pesquisadores nas subáreas da Educação Matemática e incentivar a investigação e aplicação de estratégias de ensino para a Formação de Professores de Matemática.

-----------

LINHAS DE PESQUISA

  • História da Educação Matemática no Brasil
  • História da Matemática e a Formação do Professor de Matemática
  • História da Matemática e sua Incorporação em Sala de Aula 
  • História de Conteúdos Matemáticos 
  • Recursos e Materiais didáticos para o Ensino de Ciências e Matemática
-----------


REUNIÕES


O GPEHM JÚNIOR é destinado a pessoas que estão iniciando o campo da pesquisa, ou seja, quem deseja começar as primeiras leituras sobre educação matemática, história da matemática, metodologia de pesquisa, construção de um projeto de pesquisa, escrita de um resumo, ou mesmo a escrita de um artigo. As reuniões acontecem semanalmente, as terças-feiras, de 17h as 18h30min, no qual são discutidos temas que foram previamente lidos pelos integrantes.
O GPEHM AVANÇADO é destinado a pessoas que já possuem leituras na área de educação matemática e história da matemática. Seu intuito é aprofundar discussões relacionadas as construções de interfaces entre história e ensino de matemática, instrumentos matemáticos históricos, Teoria da Objetivação (TO), entre outros. As reuniões acontecem quinzenalmente, as quartas-feiras, de 17h as 19h30min, no qual são discutidos temas que foram previamente lidos pelos integrantes. Essa reunião é realizada em conjunto com os grupos História e Epistemologia na Educação Matemática - HEEMa/PUCSP e o Núcleo de Pesquisa em História e Educação Matemática - NUPHEM/UFRN.
-----------


COORDENAÇÃO



Possui graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade Estadual do Ceará (2001), mestrado em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2005), doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2010) e pós-doutorado em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Ainda atua como docente Adjunta da Universidade Estadual do Ceará e líder do Grupo de Pesquisa em Educação e História da Matemática (GPEHM). Tem experiência na área de Educação Matemática, com ênfase em História de Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores de matemática e interface entre história e ensino de matemática. 



Possui graduação em Licenciatura em Matemática (2016), pela Universidade Estadual do Ceará (UECE) e mestrado (2018) em Ensino de Ciências e Matemática (PGECM), pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE). Atualmente é professora substituta do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Estadual do Ceará (UECE). É membro e vice-líder do Grupo de Pesquisa em Educação e História da Matemática (GPEHM/UECE). Tem experiência na área da Educação Matemática e da História da Matemática, com ênfase, na formação de professores de matemática, articulação entre história da matemática e ensino, e instrumentos matemáticos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário