PUBLICAÇÕES

As publicações constantes nesta página referem-se a resultados de pesquisas desenvolvidos por integrantes e colaboradores do GPEHM

Teses

Tese de Doutorado em Educação (UFRN). A obra “de Triangulis Omnimodis Libri Quinque” de Johann Müller Regiomontanus (1436 – 1476): uma contribuição para o desenvolvimento da Trigonometria. 2010.
Profa. Dra. Ana Carolina Costa Pereira 🔛

Tese de Doutorado em Educação Brasileira (UFC). Concepção e desenvolvimento de uma formação continuada de professores de matemática. 2016. 
Profa. Dra. Ana Cláudia Mendonça Pinheiro 🔛 

Dissertações

Dissertação de Mestrado em Educação Matemática (UNESP). Teorema de Thales: uma conexão entre os aspectos geométrico e algébrico em alguns livros didáticos de Matemática. 2005.
Profa. Dra. Ana Carolina Costa Pereira 🔛


Dissertação de Mestrado em Educação (UECE). A mediação docente na construção do raciocínio geométrico de alunos da licenciatura em matemática na disciplina desenho geométrico. 2008.
Profa. Dra. Ana Cláudia Mendonça Pinheiro 🔛

Dissertação de Mestrado Ensino de Ciências e Matemática (IFCE). O uso de vídeo como recurso didático na formação do professor de matemática. 2017.

Profa. Ma. Ticiana de Sousa Lima 🔛

Dissertação de Mestrado Ensino de Ciências e Matemática (IFCE). Um estudo sobre os conhecimentos matemáticos incorporados e mobilizados na construção e no uso da balhestilha, inserida no documento Chronographia, Reportorio dos Tempos..., aplicado na formação de professores. 2018.
Profa. Ma. Antonia Naiara de Sousa Batista 🔛

Dissertação de Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática (IFCE). Um estudo da incorporação de textos originais para a educação matemática: buscando critérios na articulação entre história e ensino. 2018.
Profa. Ma. Isabelle Coelho da Silva 🔛

Monografias (Especialização)

Monografia de Especialização em Ensino de Matemática (UECE). O teorema de Tales nos livros didáticos de matemática após a avaliação do MEC: uma comparação entre categorias. 2004.
Profa. Dra.  Ana Carolina Costa Pereira 🔛

Monografia de Especialização em Ensino de Matemática (UECE) . Uso de vídeos para o ensino de matemática: potencialidades na sua inserção em sala de aula. 2015.
Profa. Ma. Ticiana de Sousa Lima 🔛

Monografia de Especialização em Metodologia do Ensino de Matemática (UECE). Uma descrição dos primeiros conceitos algébricos encontrados nos livros didáticos do 7o ano do ensino fundamental. 2017.
Profa. Esp. Maria Sandra de Albuquerque 🔛

Monografia de Especialização em Metodologia do Ensino de Matemática (UECE). Uma Aplicação da História da matemática como recurso didático para o ensino de Equações do 1o grau. 2017.
Prof. Esp. Josenildo da Silva Nascimento 🔛

Monografia de Especialização em Metodologia do Ensino de Matemática (UECE). Uma abordagem metodológica do uso da história da matemática para o ensino de problemas clássicos da Grécia antiga. 2017.
Prof. Esp. Raimundo Mirton Da Silva Filho 🔛 

Artigos em Periódicos

ALVES, V. B.; PEREIRA, Ana Carolina Costa. A matemática por trás da construção física e graduação da régua de cálculo circular. CAMINHOS DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA EM REVISTA (ON-LINE). , v.8, p.11 - 30, 2018.

TEIXEIRA, K. C. B.; PEREIRA, Ana Carolina Costa; FONTENELE, F. C. F. Dialogando sobre álgebra linear: possíveis metodologias de uma prática. EDUCAÇÃO MATEMÁTICA EM REVISTA-RS. , v.1, p.117 - 124, 2018.

SILVA, I. C.; BATISTA, A. N. S.; PEREIRA, Ana Carolina Costa. Estudos iniciais sobre o instrumento cubit rod: teoria e prática na história da matemática. CAMINHOS DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA EM REVISTA (ON-LINE). , v.8, p.1 - 10, 2018.

PEREIRA, Ana Carolina Costa; BATISTA, A. N. S.; SILVA, I. C.  A balestilha descrita na obra Chronographia repertorio dos tempos (1603): discussões iniciais sobre o saber incorporado no instrumento. Boletim Cearense de Educação e História da Matemática. , v.11, p.104 - 117, 2017.

BATISTA, A. N. S.; PEREIRA, Ana Carolina Costa. A balestilha: um instrumento náutico como recurso para abordar conceitos matemáticos. HIPÁTIA - Revista Brasileira de História, Educação e Matemática. , v.2, p.40 - 51, 2017.

FREITAS, S. S. T.; LIMA, V. S.; PEREIRA, Ana Carolina Costa. A formação inicial do professor de matemática indígena Tremembé: uma relação entre a teoria e a prática no Ceará/Brasil. Revista Ciencia, Salud, Educación y Economia. , v.3, p.214 - 2017, 2017.

PEREIRA, Ana Carolina Costa; BATISTA, A. N. S.; SILVA, I. C. A matemática incorporada na construção do quadrante descrito na obra Libros del saber de astronomía. REVEMAT. , v.12, p.173 - 191, 2017.

PEREIRA, Ana Carolina Costa; TAVARES, M. O. A UBP e sua inserção no ensino de Matemática: Uma proposta utilizando a obra Matemática Lúdica de Leon Battista Alberti (1404 – 1472). BOLETIM ONLINE DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA. , v.5, p.21 - 36, 2017.

PEREIRA, Ana Carolina Costa; PEREIRA, Daniele Esteves. Manuais escolares de matemática: uma visão panorâmica sobre sua história e políticas públicas. Revista HISTEDBR On-line. , v.17, p.214 - 229, 2017.

PEREIRA, Carolina Costa Pereira, LIMA, Ticiana de Souza. Processo de multiplicação em algumas culturas. Revista Eletrônica de Sala de Aula em Foco: v. 5, n. 1, p. 97-110 (2016). (Baixe Aqui)

 PEREIRA, Ana Carolina Costa; SILVA, I. C. ; NOGUEIRA, R. S. ; ALVES, F. R. V.. Sobre o uso de fontes na disciplina de História da Matemática: Problema 56 do Papiro de Rhind. Revemat : Revista Eletrônica de Educação Matemática, v. 10, p. 243-257, 2016. (Baixe Aqui)

ALVES, F. R. V. ; PEREIRA, Ana Carolina Costa. Ensino de geometria analítica: discussão dos pressupostos da sequência FEDATHI no contexto de formação do professor de matemática. Debates em Educação Científica e Tecnológica, v. 6, p. 26-45, 2016. (Baixe aqui)

PEREIRA, Ana Carolina Costa. O teorema de Thales ao longo da história: percepções encontradas em alguns livros didáticos do século XX. Educação Matemática em Revista-RS, v. 1, p. 60-73, 2016. (Baixe Aqui)

MARTINS, Eugeniano Brito; PEREIRA, Ana Carolina Costa; FONSECA, P. H. S. . Redescobrindo o conceito de logaritmo por meio da construção da régua de cálculo linear. Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica, v. 3, p. 47-65, 2016. (Baixe Aqui)

PEREIRA, Ana Carolina Costa; PEREIRA, Daniele Esteves. Ensaio sobre o uso de fontes históricas no ensino de Matemática. REMATEC. Revista de Matemática, Ensino e Cultura (UFRN), v. 10, p. 65-78, 2015. (Baixe aqui)

PEREIRA, Ana Carolina Costa; BATISTA, A. N. S. . A matemática por trás da Balestilha. Revista de História da Matemática para Professores, v. 2, p. 53-64, 2015.

SANTOS, J. N. ; PEREIRA, Ana Carolina Costa . A matemática escolar e o laboratório como ambiente de aprendizagem: algumas considerações sobre o ensino. Revista Conexões - Ciência e tecnologia, v. 9, p. 17-25, 2015. (Baixe Aqui)

PEREIRA, Ana Carolina Costa; Morey, Bernadete Barbosa . Um ensaio sobre a história da trigonometria antes do século XV. Revista Conexões - Ciência e tecnologia, v. 9, p. 143-152, 2015. (Baixe Aqui)

PEREIRA, Ana Carolina Costa. Analisando os programas de ensino da disciplina de história da matemática na formação inicial do professor de matemática da UECE. Boletim Cearense de Educação e História da Matemática, v. 1, p. 7-9, 2014. (Baixe Aqui)

PEREIRA, Ana Carolina Costa; NASCIMENTO, J. S. . História da matemática em sala de aula: o que pensam os futuros docentes sobre esta relação. Boletim Cearense de Educação e História da Matemática, v. 1, p. 10-11, 2014. (Baixe Aqui)

PEREIRA, Ana Carolina Costa. Algumas notas sobre as potencialidades de Quadrinhos nas Aulas de Matemática. REMATEC. Revista de Matemática, Ensino e Cultura (UFRN), v. 6, p. 1-4, 2011. (Baixe Aqui)

PEREIRA, Ana Carolina Costa; VASCONCELOS, Cleiton Batista . Educação Matemática: Concepções sobre o ensino e aprendizagem em Matemática. REMATEC. Revista de Matemática, Ensino e Cultura (UFRN), v. 1, p. 13-21, 2006. (Baixe Aqui)

PEREIRA, Ana Carolina Costa. Utilizando quadrinhos como interface entre matemática e ensino por meio de episódios e sequências didáticas na formação inicial de professores. Temporis(ação) (UEG), v. 1, p. 308-328, 2016. (Baixe Aqui)

ALVES, V. B. ; PEREIRA, Ana Carolina Costa . Instrumentos Históricos e o Ensino de Matemática: a Régua de Cálculo Circular e suas contribuições na formação do professor. REMAT: Revista Eletrônica da Matemática, v. 2, p. 39-50, 2016. (Baixe Aqui)

PEREIRA, Ana Carolina Costa. A trigonometria no século XV: outra demonstração da lei dos senos. Boletim Cearense de Educação e História da Matemática, v. 4, p. 12-13, 2015. (Baixe Aqui)

PEREIRA, Ana Carolina Costa. Demonstrações do teorema de Thales: um enfoque histórico. Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica, v. 5, p. 25-49, 2015. (Baixe Aqui)

Artigo BOCEHM -Estudando equação do 1o grau por meio do uso de fontes históricas: o papiro de Rhind - Isabelle Coelho da Silva, Josenildo Silva do Nascimento e Ana Carolina Costa Pereira (Baixe Aqui)

Artigo BOCEHM - Vamos aprender trigonometria? Uma experiência com alunas no ensino médio utilizando a balestilha - Antonia Naiara de Sousa Batista e Ana Carolina Costa Pereira (Baixe Aqui)

Artigos (Anais de eventos)

SILVA, I. C.; PEREIRA, Ana Carolina Costa. O papel do documento original nos anais do SNHM de 1999 à 2015: estudos preliminares. In: III Seminário Cearense de História da Matemática, 2018, Juazeiro do Norte - CE. Anais do III Seminário Cearense de História da Matemática. Fortaleza: Editora da UECE, 2018. v.1. p.1 - 10

PEREIRA, Ana Carolina Costa; SAITO, F. O Tratado Scripta Clarissimi Mathematici (1469): uma possibilidade de uso envolvendo instrumentos In: 5o Simpósio Internacional de Pesquisa em Educação Matemática, 2018, Belém. Anais do 5o Simpósio Internacional de Pesquisa em Educação Matemática. Belém: SBEM-PA, 2018. v.1. p.1 - 15

PEREIRA, Ana Carolina Costa; SAITO, F. Os instrumentos matemáticos na interface entre história e ensino de matemática: compreendendo o cenário nacional nos últimos 10 anos In: III Seminário Cearense de História da Matemática, 2018, Juazeiro do Norte - CE. Anais do III Seminário Cearense de História da Matemática. Fortaleza: Editora da UECE, 2018. v.1. p.1 - 12

 ALVES, V. B.; PEREIRA, Ana Carolina Costa. Uma breve análise da obra The Description And Use Of The Double Horizontall Dyall (1632) de William Oughtred In: III Seminário Cearense de História da Matemática, 2018, Juazeiro do Norte - CE. Anais do III Seminário Cearense de História da Matemática. Fortaleza: Editora da UECE, 2018. v.1. p.1 - 10



6. ANDRADE, M. H.; OLIVEIRA, R. R.; PEREIRA, Ana Carolina Costa

Um recurso histórico para estudos iniciais de trigonometria: apresentando o teodolito In: III Seminário Cearense de História da Matemática, 2018, Juazeiro do Norte - CE.

Anais do III Seminário Cearense de História da Matemática. Fortaleza: Editora da UECE, 2018. v.1. p.1 - 10



7. ALBUQUERQUE, S. M.; PEREIRA, Ana Carolina Costa

Uma análise preliminar do documento histórico Abaco ComputI de autoria do matemático Gerbert De Aurilac (999 d.C) In: III Seminário Cearense de História da Matemática, 2018, Juazeiro do Norte - CE.

Anais do III Seminário Cearense de História da Matemática. Fortaleza: Editora da UECE, 2018. v.1. p.1 - 11



8. BATISTA, A. N. S.; PEREIRA, Ana Carolina Costa

Uma mostra geral de aspectos inseridos na obra Chronographia, Reportorio dos Tempos... (1603) In: III Seminário Cearense de História da Matemática, 2018, Juazeiro do Norte - CE.

Anais do III Seminário Cearense de História da Matemática. Fortaleza: Editora da UECE, 2018. v.1. p.1 - 9



9. MARTINS, Eugeniano Brito; PEREIRA, Ana Carolina Costa

Uma primeira descrição da obra: Rabdologiae, Seu Numerationis Per Virgula ... de 1617 In: III Seminário Cearense de História da Matemática, 2018, Juazeiro do Norte - CE.

Anais do III Seminário Cearense de História da Matemática. Fortaleza: Editora da UECE, 2018. v.1. p.1 - 12



10. TAVARES, M. O.; PEREIRA, Ana Carolina Costa

A Unidade Básica de Problematização e sua inserção no ensino: Um estudo das práticas matemáticas históricas por meio da obra Matemática Lúdica In: XXIII - Encontro de Iniciação à Pesquisa, 2017, Fortaleza.

Anais do XXIII - Encontro de Iniciação à Pesquisa. Fortaleza: Universidade de Fortaleza, 2017. v.1. p.1 - 5



11. BATISTA, A. N. S.; PEREIRA, Ana Carolina Costa

Articulando conceitos matemáticos e história da matemática: a balestilha na interface In: IV Congresso Internacional de Educação Cientifica e Tecnológica (CIECITEC), 2017, Santo Ângelo.

Anais do IV Congresso Internacional de Educação Cientifica e Tecnológica. Santo Ângelo - RS: Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - URI, 2017. v.1. p.1 - 7



12. BATISTA, A. N. S.; SILVA, I. C.; PEREIRA, Ana Carolina Costa

Compreendendo alguns conceitos matemáticos por meio da balestilha como recurso didático: um olhar dos licenciandos em matemática In: IV Congresso Internacional de Educação Cientifica e Tecnológica (CIECITEC), 2017, Santo Ângelo.

Anais do IV Congresso Internacional de Educação Cientifica e Tecnológica. Santo Ângelo - RS: Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - URI, 2017. v.1. p.1 - 10



13. SILVA, I. C.; PEREIRA, Ana Carolina Costa

Estudos iniciais sobre o papel da fonte histórica nos anais do SNHM de 2005 à 2015: um primeiro olhar In: I Simpósio de Ensino de Ciências e Matemática, 2017, Fortaleza.

Anais do I Simpósio de Ensino de Ciências e Matemática. Fortaleza: Universidade Federal do Ceará, 2017. v.1. p.88 - 93



14. BATISTA, A. N. S.; PEREIRA, Ana Carolina Costa

O uso da balestilha para articular história da matemática e conceitos matemáticos: a construção de uma interface In: XVII - Encontro de Pós-Graduação e Pesquisa, 2017, Fortaleza.

Anais do XVII - Encontro de Pós-Graduação e Pesquisa. Fortaleza: Universidade de Fortaleza, 2017. v.1. p.1 - 6



15. SILVA, I. C.; PEREIRA, Ana Carolina Costa

Um estudo sobre a utilização de fontes históricas para o ensino: articulando história da matemática e ensino In: Anais do XVII - Encontro de Pós-Graduação e Pesquisa, 2017, Fortaleza.

XVII - Encontro de Pós-Graduação e Pesquisa. Fortaleza: Universidade de Fortaleza, 2017. v.1. p.1 - 5



16. OLIVEIRA, G. P.; PEREIRA, Ana Carolina Costa

Um primeiro olhar sobre o uso pedagógico de objetos de aprendizagem a partir da formação inicial e continuada de professores de matemática In: I Simpósio de Ensino de Ciências e Matemática, 2017, Fortaleza.

Anais do I Simpósio de Ensino de Ciências e Matemática. Fortaleza: Universidade de Fortaleza, 2017. v.1. p.64 - 69



17. BATISTA, A. N. S.; PEREIRA, Ana Carolina Costa

Uma descrição da obra Chronographia, Reportorio dos Tempos...: aspectos gerais de uma fonte histórica primária do século XVII In: I Simpósio de Ensino de Ciências e Matemática, 2017, Fortaleza.

Anais do I Simpósio de Ensino de Ciências e Matemática. Fortaleza: Universidade Federal do Ceará, 2017. v.1. p.49 - 54



18. SILVA, I. C.; BATISTA, A. N. S.; PEREIRA, Ana Carolina Costa

Uma investigação do uso de fontes históricas em sala da aula a partir do papiro de Rhind In: IV Congresso Internacional de Educação Cientifica e Tecnológica (CIECITEC), 2017, Santo Ângelo.

Anais do IV Congresso Internacional de Educação Cientifica e Tecnológica. Santo Ângelo - RS: Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - URI, 2017. v.1. p.1 - 8



19. MARTINS, Eugeniano Brito; PEREIRA, Ana Carolina Costa

Uma primeira apresentação da obra Rabdologiae, Seu Numerationis Pervirgula ...: utilizando fontes históricas para a formação de professores de matemática: apresentação e descrição da fonte histórica de matemática do século XVII In: I Simpósio de Ensino de Ciências e Matemática, 2017, Fortaleza.

Anais do I Simpósio de Ensino de Ciências e Matemática. Fortaleza: Universidade Federal do Ceará, 2017. v.1. p.128 - 132



20. SILVA, I. C.; PEREIRA, Ana Carolina Costa

O ESTUDO DE FONTES HISTÓRICAS: O CASO DO PROBLEMA 56 DO PAPIRO DE RHIND PARA O ESTUDO DE PIRÂMIDES In: XII Encontro Nacional de Educação Matemática, 2016, São Paulo.

Anais do XII Encontro Nacional de Educação Matemática. São Paulo: SBEM, 2016. v.1. p.1 - 12



21. PEREIRA, Ana Carolina Costa; TAVARES, M. O.

PRÁTICAS MATEMÁTICAS HISTÓRICAS POR MEIO DE UBP COMO UM RECURSO METODOLÓGICO PARA AS AULAS DE MATEMÁTICA In: XII Encontro Nacional de Educação Matemática, 2016, São Paulo.

Anais do XII Encontro Nacional de Educação Matemática. São Paulo: SBEM, 2016. v.1. p.1 - 6



22. ALVES, V. B.; SILVA, H. F. M.; PEREIRA, Ana Carolina Costa

RÉGUA DE CÁLCULO CIRCULAR: UMA BREVE DESCRIÇÃO HISTÓRICA E MATEMÁTICA NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR In: XII Encontro Nacional de Educação Matemática, 2016, São Paulo.

Anais do XII Encontro Nacional de Educação Matemática. São Paulo: SBEM, 2016. v.1. p.1 - 9



23. PEREIRA, Ana Carolina Costa

A Formação de Professores na UECE: uma experiência no Curso de Licenciatura em Matemática da UAB In: IV Colóquio de Hipertexto (CHIP), 2015, Fortaleza.

Anais do IV Colóquio de Hipertexto (CHIP). Fortaleza: Editora do IFCE, 2015. v.1. p.1 - 7



24. FONSECA, P. H. S.; PEREIRA, Ana Carolina Costa

A régua de cálculo e seu potencial no ensino de conteúdos matemáticos In: XXII Semana de Educação - UECE, 2015, Fortaleza.

Anais da XXII Semana de Educação - UECE. Fortaleza: UECE, 2015. v.1. p.1 - 8



25. BRAGA, M. B.; PEREIRA, Ana Carolina Costa; PEREIRA, Daniele Esteves

Breve histórico do curso de licenciatura em matemática da UECE: a gênese de uma formação de professores no Ceará In: X Encontro Paraense de Educação Matemática, 2015, Belém.

Anais do X Encontro Paraense de Educação Matemática. Belém: IFPA, 2015. v.1. p.1 - 10



26. GUEDES, A. M. S.; PEREIRA, Ana Carolina Costa

Cenário cearense da disciplina de história da matemática: uma visão dos docentes e programas de ensino In: II Encontro Regional de Pesquisa em História da Educação Matemática, 2015, Natal.

Anais do II Encontro Regional de Pesquisa em História da Educação Matemática. Natal: UFRN, 2015. v.1. p.1 - 12



27. SANTIAGO, L. A.; PEREIRA, Ana Carolina Costa

Construção de quadrinhos atrelados a episódios históricos para o ensino da matemática In: XXII Semana de Educação - UECE, 2015, Fortaleza.

Anais da XXII Semana de Educação - UECE. Fortaleza: UECE, 2015. v.1. p.1 - 6



28. MAIA, B. M. P.; PEREIRA, Ana Carolina Costa

Construindo tirinhas como apoio para as aulas de matemática – uma proposta metodológica para a formação de professores In: XXII Semana de Educação - UECE, 2015, Fortaleza.

Anais da XXII Semana de Educação - UECE. Fortaleza: UECE, 2015. v.1. p.1 - 5



29. BATISTA, A. N. S.; PEREIRA, Ana Carolina Costa

Ensinando conceitos geométricos e trigonométricos envolvidos na construção e utilização da balestilha In: XI Seminário Nacional de História da Matemática, 2015, Natal.

Anais do XI Seminário Nacional de História da Matemática. Natal: UFRN, 2015. v.1. p.1 - 10



30. PEREIRA, Ana Carolina Costa

Estudando matemática por meio da construção de artefatos históricos na formação inicial do professor In: XI Seminário Nacional de História da Matemática, 2015, Natal.

Anais do XI Seminário Nacional de História da Matemática. Natal: UFRN, 2015. v.1. p.1 - 6



31. TAVARES, M. O.; ROCHA, F. B. N.; PEREIRA, Ana Carolina Costa

Estudos iniciais sobre unidade básica de problematização: uma proposta metodológica ativa para as aulas de matemática In: XXII Semana de Educação - UECE, 2015, Fortaleza.

Anais da XXII Semana de Educação - UECE. Fortaleza: UECE, 2015. v.1. p.1 - 7



32. BATISTA, A. N. S.; FONSECA, P. H. S.; SOUSA, M. V. R.; PEREIRA, Ana Carolina Costa

O uso da História da Matemática através da plataforma Moodle na formação de professores de Matemática In: IV Colóquio de Hipertexto (CHIP), 2015, Fortaleza.

Anais do IV Colóquio de Hipertexto (CHIP). Fortaleza: Editora do IFCE, 2015. v.1. p.1 - 7



33. MAIA, B. M. P.; PEREIRA, Ana Carolina Costa; PEREIRA, Daniele Esteves

Os quadrinhos como recurso didático para as aulas de matemática – a percepção dos alunos de graduação em matemática da UECE In: X Encontro Paraense de Educação Matemática, 2015, Belém.

Anais do X Encontro Paraense de Educação Matemática. Belém: IFPA, 2015. v.1. p.1 - 8



34. BRAGA, M. B.; PEREIRA, Ana Carolina Costa

Reconstituindo a história do curso de licenciatura em matemática da UECE In: II Encontro Regional de Pesquisa em História da Educação Matemática, 2015, Natal.

Anais do II Encontro Regional de Pesquisa em História da Educação Matemática. Natal: UFRN, 2015. v.1. p.1 - 10



35. PEREIRA, Ana Carolina Costa; PEREIRA, Daniele Esteves

Um resgate histórico das origens do curso de formação de professores de matemática no Ceará In: III Congresso Ibero-Americano de História da Educação Matemática, 2015, Belém.

Anais do III Congresso Ibero-Americano de História da Educação Matemática. Belém: SBHMat, 2015. v.1. p.789 - 892



36. BATISTA, A. N. S.; PEREIRA, Ana Carolina Costa

Uma alternativa para o estudo de conceitos trigonométricos com estudantes do Ensino Médio: a Balestilha In: XXII Semana de Educação - UECE, 2015, Fortaleza.

Anais da XXII Semana de Educação - UECE. Fortaleza: UECE, 2015. v.1. p.1 - 6


GUEDES, A. M. S.; PEREIRA, Ana Carolina Costa. Uma visão dos docentes e programas de ensino da disciplina de história da matemática no Ceará In: XXII Semana de Educação - UECE, 2015, Fortaleza. Anais da XXII Semana de Educação - UECE. Fortaleza: UECE, 2015. v.1. p.1 - 12

MAIA, B. M. P.; MORAIS, W. M.; SANTIAGO, L. A.; PEREIRA, Ana Carolina Costa. Utilizando ferramentas tecnológicas para a construção de quadrinhos no ensino-aprendizado da matemática In: IV Colóquio Nacional de Hipertexto, 2015, Fortaleza. Anais do IV Colóquio Nacional de Hipertexto. Fortaleza: IFCE, 2015. v.1. p.1 - 6


Livros Publicados


PEREIRA, Ana Carolina Costa; MARTINS, Eugeniano Brito; SILVA, I. C. A evolução histórica da multiplicação do século X ao XVI: Construindo interfaces para o ensino. Belém : SBEM-PA, 2017, v.1. p.70.

PEREIRA, Ana Carolina Costa; MARTINS, Eugeniano Brito. O Ensino de Aritmética por Meio de Instrumentos: uma Abordagem utilizando a obra Rabdologiae, seu numerationis per virgula. São Paulo : Editora da Física, 2017, v.1. p.98.

PEREIRA, Ana Carolina Costa. Aspectos históricos da régua de cálculo para a construção de conceitos matemáticos. São Paulo : Editora da Física, 2015, v.1. p.76.

PEREIRA, Ana Carolina Costa; CEDRO, W. L. Educação matemática: diferentes contextos, diferentes abordagens. Fortaleza : EDUECE, 2015 p.178. 🔛

PEREIRA, Ana Carolina Costa. Educação matemática no Ceará: os caminhos trilhados e as perspectivas. Fortaleza : EDUECE, 2015 p.155. 🔛