Aconteceu nos dias 5 e 6 de março de 2020 um Curso de Aperfeiçoamento sobre a Teoria da Objetivação (TO) com o Prof. Luis Radford na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Na ocasião o GPEHM estava presente com nossa líder, Profa. Dra. Ana Carolina Costa Pereira, nossa vice-líder, Profa. Ma. Antonia Naiara de Sousa Batista, e dos membros do grupo, Profa. Ma. Verusca Batista Alves e Prof. Alison Sousa da Silva.
Também foi lançado o livro Teoria da Objetivação: Fundamentos e Aplicações para o Ensino e Aprendizagem de Ciências e Matemática, organizado pela Profa. Shirley Takeco Gobara e o Prof.
Luis Radford. Segundo Radford (2020):
Trata-se de uma obra pensada para ser uma referência para pesquisadores e
profissionais da educação que gostariam de conhecer e familiarizar-se
com la Teoria da Objetivação (TO), uma teoria de ensino e aprendizagem
elaborada pelo professor e pesquisador em educação matemática Luis
Radford. A TO se caracteriza por ser uma teoria da corrente
sociocultural, por ter forte ênfase semiótica e por considerar como
objeto não apenas o saber, mas também o ser. Ser e saber são na TO
componentes do processo de ensino e aprendizagem indissociáveis entre
si. O livro apresenta a TO a partir de recortes de estudos
investigativos, os quais exemplificam as aplicações dessa teoria para o
ensino e aprendizagem de Ciências e Matemática e para a formação de
professores. Trata-se de um livro de caráter técnico-científico que
discute possibilidades de se usar a TO no contexto educacional, ao
propor um conjunto de 10 textos originários de pesquisas e dois artigos
teóricos que trazem contribuições para a pluralidade de propostas que
aliam os pressupostos da TO à proposição de práticas inovadoras para o
ensino de Ciências e Matemática.
Link para compra 💥
Nenhum comentário:
Postar um comentário