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CURSO
O uso de artefatos históricos para a
exploração dos conceitos matemáticos: a Balestilha como instrumento de medição
APRESENTAÇÃO
Durante o decorrer da História da Matemática,
muitos instrumentos foram fabricados e utilizados pata facilitar o calculo de
medidas. Nas grandes Navegações Portuguesas e Européias, os marinheiros faziam
uso de diversos instrumentos náuticos com a finalidade de se obter a sua
localização em alto-mar. Um desses instrumentos utilizados foi a Balestilha, em
que desconhece-se a sua origem e a data na qual começou a ser utilizada. Porém,
sua primeira menção foi encontrada provavelmente no Livro de Marinharia de João
de Lisboa, que consta algumas referências relacionadas à sua utilização durante
as viagens marítimas. No entanto, não havia data neste livro, mas que
poderíamos possivelmente situá-lo no primeiro quartel do século XVI, não muito
posterior ao ano de 1514 (ALBUQUERQUE, 1988).
A Balestilha teve grande importância nos
séculos XVI a XVIII, pois sua dupla função lhe trouxe vantagens em relação a
outros instrumentos, como o quadrante e o astrolábio que eram utilizados apenas
para medir a altura dos astros. Esse curso tem o intuito de, a partir da
construção da Balestilha, possibilitar o ensino de conceitos matemáticos por
meio desse instrumento.
CARGA
HORÁRIA
20h/a presenciais e 10h/a a distância.
LOCAL
Laboratório de Matemática e Ensino da UECE
COORDENADORA
Ana Carolina Costa Pereira
BOLSITAS DE IC
Antonia
Naiara de Sousa Batista
PÚBLICO
ALVO
O evento destina-se a
alunos, professores e pesquisadores que se interessam em discutir assuntos
ligados a pesquisas em História da Matemática e sua relação com a Educação
Matemática. O número de inscritos
será limitado a 25 pessoas.
EMENTA
Proporcionar
uma reflexão sobre o uso da Balestilha em sala de aula como uma forma de
metodologia a ser utilizada nas aulas de Matemática. Estudo de conceitos
matemáticos empregados na construção da Balestilha. Discutir as vantagens e
desvantagens do uso desse instrumento para ensinar os conceitos de geometria e Trigonometria
no triângulo retângulo.
INSCRIÇÕES ENCERRADAS
TAXA DE
MATERIAL: R$ 5,00
CRONOGRAMA DE AULAS PRESENCIAIS
Data
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Conteúdo
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25/08
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Apresentação
do curso.
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26/08
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O
uso de artefatos históricos para o Ensino de Matemática
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27/08
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A
Matemática nos séculos XV e XVI.
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28/08
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A
Matemática e as Navegações.
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29/08
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Instrumentos
de medição utilizados na época das grandes Navegações: um recorte histórico.
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01/09
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Conceito
iniciais de Astronomia.
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02/09
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A
Balestilha: história e primeiros conceitos (graduação geométrica).
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03/09
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A
construção da Balestilha (graduação trigonométrica).
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04/09
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Aplicações
da Balestilha.
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05/09
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Discussões
do uso da Balestilha para o ensino da Matemática.
Confronto entre o antigo e
o atual: Vantagens e Desvantagens.
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CERTIFICAÇÃO
O
Certificado do curso, com carga horária de 30h/a, será emitido pelo GPEHM em
parceria com o Centro de Ciências e Tecnologia da UECE. Receberá o certificado o participante que
obtiver, no mínimo, 80% de presença no curso.
METODOLOGIA
Este
curso será ministrado seguindo a metodologia expositiva, com discussões simultâneas.
Os assuntos serão abordados e o conhecimento será construído,
com ampla participação discente ao longo do processo (exposição e debate). As
diversas unidades e seus tópicos serão enfocados num procedimento encadeado,
permitindo que o domínio e a habilidade do uso dos conceitos e das ferramentas
matemáticas se façam de forma, gradual e acumulativa.
AVALIAÇÃO
O
processo de avaliação será constituído trabalhos individuais e em equipe,
participação em sala de aula e um plano de aula que trabalhe com a incorporação
desse instrumento náutico, chamado de Balestilha no processo de
ensino-aprendizagem dos alunos em sala de aula.
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