Pesquisar este blog

quarta-feira, 6 de agosto de 2014

I Curso de Extensão Universitária

Inscrições Encerradas!



CURSO


O uso de artefatos históricos para a exploração dos conceitos matemáticos: a Balestilha como instrumento de medição

APRESENTAÇÃO
Durante o decorrer da História da Matemática, muitos instrumentos foram fabricados e utilizados pata facilitar o calculo de medidas. Nas grandes Navegações Portuguesas e Européias, os marinheiros faziam uso de diversos instrumentos náuticos com a finalidade de se obter a sua localização em alto-mar. Um desses instrumentos utilizados foi a Balestilha, em que desconhece-se a sua origem e a data na qual começou a ser utilizada. Porém, sua primeira menção foi encontrada provavelmente no Livro de Marinharia de João de Lisboa, que consta algumas referências relacionadas à sua utilização durante as viagens marítimas. No entanto, não havia data neste livro, mas que poderíamos possivelmente situá-lo no primeiro quartel do século XVI, não muito posterior ao ano de 1514 (ALBUQUERQUE, 1988).
A Balestilha teve grande importância nos séculos XVI a XVIII, pois sua dupla função lhe trouxe vantagens em relação a outros instrumentos, como o quadrante e o astrolábio que eram utilizados apenas para medir a altura dos astros. Esse curso tem o intuito de, a partir da construção da Balestilha, possibilitar o ensino de conceitos matemáticos por meio desse instrumento.

 CARGA HORÁRIA
20h/a presenciais e 10h/a a distância.

LOCAL
Laboratório de Matemática e Ensino da UECE

COORDENADORA
Ana Carolina Costa Pereira

BOLSITAS DE IC
Antonia Naiara de Sousa Batista

PÚBLICO ALVO
O evento destina-se a alunos, professores e pesquisadores que se interessam em discutir assuntos ligados a pesquisas em História da Matemática e sua relação com a Educação Matemática. O número de inscritos será limitado a 25 pessoas.

EMENTA
Proporcionar uma reflexão sobre o uso da Balestilha em sala de aula como uma forma de metodologia a ser utilizada nas aulas de Matemática. Estudo de conceitos matemáticos empregados na construção da Balestilha. Discutir as vantagens e desvantagens do uso desse instrumento para ensinar os conceitos de geometria e Trigonometria no triângulo retângulo.

INSCRIÇÕES ENCERRADAS

TAXA DE MATERIAL: R$ 5,00

CRONOGRAMA DE AULAS PRESENCIAIS
Data
Conteúdo
25/08
Apresentação do curso.
26/08
O uso de artefatos históricos para o Ensino de Matemática
27/08
A Matemática nos séculos XV e XVI.
28/08
A Matemática e as Navegações.
29/08
Instrumentos de medição utilizados na época das grandes Navegações: um recorte histórico.
01/09
Conceito iniciais de Astronomia.
02/09
A Balestilha: história e primeiros conceitos (graduação geométrica).
03/09
A construção da Balestilha (graduação trigonométrica).
04/09
Aplicações da Balestilha.
05/09
Discussões do uso da Balestilha para o ensino da Matemática.
Confronto entre o antigo e o atual: Vantagens e Desvantagens.

CERTIFICAÇÃO
O Certificado do curso, com carga horária de 30h/a, será emitido pelo GPEHM em parceria com o Centro de Ciências e Tecnologia da UECE.  Receberá o certificado o participante que obtiver, no mínimo, 80% de presença no curso.

METODOLOGIA
Este curso será ministrado seguindo a metodologia expositiva, com discussões simultâneas. Os assuntos serão abordados e o conhecimento será construído, com ampla participação discente ao longo do processo (exposição e debate). As diversas unidades e seus tópicos serão enfocados num procedimento encadeado, permitindo que o domínio e a habilidade do uso dos conceitos e das ferramentas matemáticas se façam de forma, gradual e acumulativa.

AVALIAÇÃO
O processo de avaliação será constituído trabalhos individuais e em equipe, participação em sala de aula e um plano de aula que trabalhe com a incorporação desse instrumento náutico, chamado de Balestilha no processo de ensino-aprendizagem dos alunos em sala de aula.

Nenhum comentário:

Postar um comentário