Pesquisar este blog

quinta-feira, 2 de abril de 2015

VI Curso de Extensão Universitária

UTILIZANDO A INTERFASE DOS QUADRINHOS PARA ESTUDAR HISTÓRIA DA MATEMÁTICA


Fortaleza, 06 a 17 de abril de 2015
Local: Laboratório de Matemática e Ensino/UECE

APRESENTAÇÃO

Os quadrinhos têm um grande potencial didático-pedagógico e são excelentes ferramentas para o ensino da Matemática. No processo de aprendizagem, a história da matemática, através dos quadrinhos, pode ser utilizada como uma ferramenta didática, pois auxilia na construção do conhecimento e na evolução de conceitos matemáticos.
A crescente divulgação de estudos que envolvam quadrinhos ligados a educação vem possibilitando a inclusão da Matemática nessa nova área. A junção do uso da história da matemática com o uso dos quadrinhos poderá surtir efeitos favoráveis na aprendizagem do aluno. Por essa razão resolvemos juntar os dois métodos, para que assim os alunos tenham um maior entendimento em suas aulas. Os quadrinhos com história da matemática podem inovar as aulas e auxiliar no conhecimento, uma vez que a história da matemática permite entender conceitos a partir de sua origem, considerando toda sua modificação ao longo da história.
Esse curso tem a finalidade de propor roteiros de atividades com quadrinhos confeccionados exclusivamente para inserir o estudo da História da Matemática com a intenção de proporcionar ao professor da educação básica um material para uso em suas aulas.

CARGA HORÁRIA
20h/a presenciais e 10h/a a distância.

HORÁRIO/LOCAL
De 17h às 18h30min no Laboratório de Matemática e Ensino da UECE

COORDENADORA
Ana Carolina Costa Pereira

BOLSISTAS DE IC

Laura Andrade Santiago
Wendy Mesquita de Morais

PÚBLICO ALVO
O evento destina-se a alunos, professores e pesquisadores que se interessam em discutir assuntos ligados a pesquisas em História da Matemática e sua relação com a Educação Matemática. O número de inscritos será limitado a 25 pessoas.

OBJETIVOS
Proporcionar uma reflexão sobre o uso dos quadrinhos como uma forma de metodologia a ser utilizada nas aulas de Matemática. Aprender o processo de confecção de quadrinhos. Construir quadrinhos com conteúdos de história da matemática. Produzir roteiros de atividades para utilizar os quadrinhos em sala de aula. Discutir as contribuições do uso dos roteiros como metodologia para o ensino de Matemática.

INSCRIÇÕES
As inscrições acontecerão pela página do GPEHM: http://gpehm.blogspot.com/

Um comentário:

  1. NOVO OLHAR SOBRE A MATEMÁTICA, Jornal Beira do Rio, UFPA, Abril 2011, www.jornalbeiradorio.ufpa.br/novo/index.php/2011/124-edicao-93--abril/1189-novo-olhar-sobre-a-matematica


    https://www.facebook.com/profile.php?id=100009348279475

    ResponderExcluir