Pesquisar este blog

sábado, 19 de novembro de 2016

XII Seminário de Nacional de História da Matemática está recebendo inscrições de trabalhos...


A comissão organizadora do XII Seminário de Nacional de História da Matemática está recebendo inscrições de trabalhos na modalidade comunicação científica e poster até o dia 30/11/2016.
Segundo os organizadores, "os trabalhos submetidos à comissão científica do XII SNHM devem evidenciar temáticas sobre história da matemática, história da educação matemática e história no ensino da matemática. As propostas serão agrupadas em quatro modalidades: Relatos de Experiências; Resultados de Iniciação Científica (alunos de graduação); Resultados de Pesquisas Científicas (pós-graduação e profissionais); Projetos de Pesquisa. Somente serão aceitos trabalhos que contemplarem os objetivos do encontro e sendo limitados a, no máximo, dois trabalhos por autor, seja individual ou em parceria com outros autores".

Em relação as inscrições com desconto deve ser realizada também até o dia 30/11/2016, os interessados podem preencher o formulário no link a seguir.

Minicursos
1. O Cálculo Diferencial e Integral de Newton e Leibniz: aproximações e distanciamentos na descoberta. Angélica Raiz Calabria - UNIARARAS e Sabrina Helena Bonfim - UFMS.
2. História da Matemática na Formação de Professores: Sistemas de Numeração Antigos. Bernadete Barbosa Morey - UFRN e Gesivaldo dos Santos Silva - Instituto Federal do Piauí (IFPI).
3. Uma História da Integral: de Arquimedes a Lebesgue. João Cláudio Brandemberg – UFPA
4. O Ensino de Aritmética por Meio de Instrumentos: : Uma Abordagem utilizando a obra Rabdologiae, seu numerationis per virgula. Ana Carolina Costa Pereira - Universidade Estadual do Ceará (UECE) e Eugeniano Brito Martins - Instituto Federal do Ceará (IFCE), Campus Jaguaribe
5 . Pesos e Medidas do Brasil Colonial, Tradição e Cultura nos dias atuais: um novo tema para as aulas de matemática no ensino básico. Elenice de Souza Lodron Zuin - PUC Minas e Nádia Aparecida dos Santos Sant’Ana - PUC Minas
6. História da Matemática em livros didáticos de Matemática do Ensino Médio. Elisângela Miranda Pereira – UNIFEI/CEFET-MG e Mariana Feiteiro Cavalari – UNIFEI
7. Construções da Geometria do Compasso de Lorenzo Macheroni (1750-1800) em atividades com software de matemática dinâmica. José Damião Souza de Oliveira - UFRN e Giselle Costa de Sousa - UFRN.
8. A Regressão Linear de Francis Galton (1822-1911) sendo reconstruída por meio das TIC para estudar Função Afim de padrões de medidas. Juliana M. Schivani Alves – UFRN e Giselle Costa de Sousa – UFRN.
9. Boole, Cayley e Sylvester: o uso de seus métodos para o cálculo de Invariantes de polinômios homogêneos. Kleyton Vinicyus Godoy – Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da UNESP-Rio Claro. e Douglas Gonçalves Leite – Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da UNESP-Rio Claro.
10. A Matemática a Ensinar e a Matemática para Ensinar: novos estudos sobre a formação de professores. Luciane de Fatima Bertini, Maria Célia Leme da Silva, Rosilda dos Santos Morais e Wagner Rodrigues Valente - UNIFESP.

Maiores Informações na página do  evento: http://www.espacointerciencias.com.br/xiisnhm/index.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário