sexta-feira, 19 de setembro de 2014

II Curso de Extensão Universitária - 2014

CURSO
A UTILIZAÇÃO DE QUADRINHOS COMO RECURSO DIDÁTICO NAS AULAS DE MATEMÁTICA



APRESENTAÇÃO

Atualmente pesquisas direcionadas ao ensino de Matemática estão concentradas em propor métodos que minimizem a defasagem de aprendizagem do aluno. O quadrinho é uma possibilidade para essa diminuição e inserção de conteúdos matemáticos.
A crescente divulgação de estudos que envolvam quadrinhos ligados a educação vem possibilitando a inclusão da Matemática nessa nova área. Dentre sua utilização acreditamos que o quadrinho atua na Matemática como um meio de introduzir, desenvolver ou concluir um determinado conteúdo matemático, ou mesmo, permitir a construção de histórias baseadas em conceitos estudados pelos alunos. Essa abordagem pode ser realizada com quadrinhos já encontrados na mídia não relacionados com o ensino de Matemática, com quadrinho já confeccionado para um fim educacional ou mesmo confeccionar em conjunto com os alunos da sala de aula.
Esse curso tem o intuito de, a partir da confecção de quadrinhos, possibilitar o estudo de conteúdos Matemáticos na Educação Básica.

CARGA HORÁRIA
20h/a presenciais e 10h/a a distância.

HORÁRIO/LOCAL
De 17h as 18:30 no Laboratório de Matemática e Ensino da UECE

COORDENADORA
Ana Carolina Costa Pereira

BOLSITAS DE IC
Karoliny Lima Tavares
Beatriz Maria Pereira Maia

PÚBLICO ALVO
O evento destina-se a alunos, professores e pesquisadores que se interessam em discutir assuntos ligados a pesquisas em História da Matemática e sua relação com a Educação Matemática. O número de inscritos será limitado a 25 pessoas.

OBJETIVOS
Proporcionar uma reflexão sobre o uso dos quadrinhos em sala de aula como uma forma de metodologia a ser utilizada nas aulas de Matemática. Aprender o processo de confecção de quadrinhos. Produzir quadrinhos para serem utilizados nas aulas de matemática. Discutir as vantagens e desvantagens do uso dos quadrinhos como metodologia para o ensino de Matemática.

INSCRIÇÕES ENCERRADAS
TAXA DE MATERIAL: R$ 10,00

CRONOGRAMA DE AULAS PRESENCIAIS
Data
Conteúdo
30/09
Apresentação do curso.
01/10
Metodologias inovadoras para o Ensino de Matemática
02/10
Quadrinhos e Matemática: uma relação interdisciplinar
03/10
Como utilizar quadrinhos nas aulas de Matemática?
06/10
Quadrinhos: Conceitos, história e tipos
07/10
Elementos na construção do quadrinho.
08/10
Confeccionando quadrinhos
09/10
Confeccionando quadrinhos
10/10
Confeccionando quadrinhos
13/10
Discussões do uso do quadrinho no ensino da Matemática.
Confronto entre o antigo e o atual: Vantagens e Desvantagens.

CERTIFICAÇÃO
O Certificado do curso, com carga horária de 30h/a, será emitido pelo GPEHM em parceria com o Centro de Ciências e Tecnologia da UECE.  Receberá o certificado o participante que obtiver, no mínimo, 80% de presença no curso.

METODOLOGIA
Este curso será ministrado seguindo a metodologia expositiva, com discussões simultâneas. Os assuntos serão abordados e o conhecimento será construído, com ampla participação discente ao longo do processo (exposição e debate). As diversas unidades e seus tópicos serão enfocados num procedimento encadeado, permitindo que o domínio e a habilidade do uso dos conceitos e das ferramentas matemáticas se façam de forma, gradual e acumulativa.

AVALIAÇÃO
O processo de avaliação será constituído trabalhos individuais e em equipe, participação em sala de aula e um plano de aula que trabalhe com a incorporação desse instrumento náutico, chamado de Balestilha no processo de ensino-aprendizagem dos alunos em sala de aula.

GRUPO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO E HISTÓRIA DA MATEMÁTICA (GPEHM)

SEDE
Universidade Estadual do Ceará – UECE - Bloco das Coordenações - Sala 19
Av. Dr. Silas Munguba, 1700, Campus do Itaperi, Serrinha, Fortaleza-CE
CEP: 60740 – 903 - Telefone: (85) 31019775
E-mail: gpehmat@gmail.com

Blog: http://gpehm.blogspot.com/