CURSO
A UTILIZAÇÃO DE QUADRINHOS
COMO RECURSO DIDÁTICO NAS AULAS DE MATEMÁTICA
APRESENTAÇÃO
Atualmente pesquisas direcionadas ao ensino
de Matemática estão concentradas em propor métodos que minimizem a defasagem de
aprendizagem do aluno. O quadrinho é uma possibilidade para essa diminuição e
inserção de conteúdos matemáticos.
A crescente divulgação de estudos que
envolvam quadrinhos ligados a educação vem possibilitando a inclusão da
Matemática nessa nova área. Dentre sua utilização acreditamos que o quadrinho
atua na Matemática como um meio de introduzir, desenvolver ou concluir um
determinado conteúdo matemático, ou mesmo, permitir a construção de histórias baseadas
em conceitos estudados pelos alunos. Essa abordagem pode ser realizada com
quadrinhos já encontrados na mídia não relacionados com o ensino de Matemática,
com quadrinho já confeccionado para um fim educacional ou mesmo confeccionar em
conjunto com os alunos da sala de aula.
Esse curso tem o intuito de, a partir da
confecção de quadrinhos, possibilitar o estudo de conteúdos Matemáticos na
Educação Básica.
CARGA
HORÁRIA
20h/a presenciais e 10h/a a distância.
HORÁRIO/LOCAL
De 17h as 18:30 no Laboratório de Matemática e
Ensino da UECE
COORDENADORA
Ana Carolina Costa Pereira
BOLSITAS DE IC
Karoliny Lima Tavares
Beatriz Maria Pereira Maia
PÚBLICO
ALVO
O evento destina-se a
alunos, professores e pesquisadores que se interessam em discutir assuntos
ligados a pesquisas em História da Matemática e sua relação com a Educação
Matemática. O número de inscritos
será limitado a 25 pessoas.
OBJETIVOS
Proporcionar uma
reflexão sobre o uso dos quadrinhos em sala de aula como uma forma de
metodologia a ser utilizada nas aulas de Matemática. Aprender o processo de
confecção de quadrinhos. Produzir quadrinhos para serem utilizados nas aulas de
matemática. Discutir as vantagens e desvantagens do uso dos quadrinhos como
metodologia para o ensino de Matemática.
INSCRIÇÕES ENCERRADAS
TAXA DE
MATERIAL: R$ 10,00
CRONOGRAMA DE AULAS PRESENCIAIS
Data
|
Conteúdo
|
30/09
|
Apresentação
do curso.
|
01/10
|
Metodologias
inovadoras para o Ensino de Matemática
|
02/10
|
Quadrinhos
e Matemática: uma relação interdisciplinar
|
03/10
|
Como
utilizar quadrinhos nas aulas de Matemática?
|
06/10
|
Quadrinhos:
Conceitos, história e tipos
|
07/10
|
Elementos
na construção do quadrinho.
|
08/10
|
Confeccionando
quadrinhos
|
09/10
|
Confeccionando
quadrinhos
|
10/10
|
Confeccionando
quadrinhos
|
13/10
|
Discussões
do uso do quadrinho no ensino da Matemática.
Confronto entre o antigo e
o atual: Vantagens e Desvantagens.
|
CERTIFICAÇÃO
O
Certificado do curso, com carga horária de 30h/a, será emitido pelo GPEHM em
parceria com o Centro de Ciências e Tecnologia da UECE. Receberá o certificado o participante que
obtiver, no mínimo, 80% de presença no curso.
METODOLOGIA
Este
curso será ministrado seguindo a metodologia expositiva, com discussões
simultâneas. Os assuntos serão abordados e o conhecimento será construído, com ampla participação discente ao longo do
processo (exposição e debate). As diversas unidades e seus tópicos serão
enfocados num procedimento encadeado, permitindo que o domínio e a habilidade
do uso dos conceitos e das ferramentas matemáticas se façam de forma, gradual e
acumulativa.
AVALIAÇÃO
O
processo de avaliação será constituído trabalhos individuais e em equipe,
participação em sala de aula e um plano de aula que trabalhe com a incorporação
desse instrumento náutico, chamado de Balestilha no processo de
ensino-aprendizagem dos alunos em sala de aula.
GRUPO DE
PESQUISA EM EDUCAÇÃO E HISTÓRIA DA MATEMÁTICA (GPEHM)
SEDE
Universidade
Estadual do Ceará – UECE - Bloco das Coordenações - Sala 19
Av. Dr. Silas Munguba, 1700, Campus do Itaperi, Serrinha, Fortaleza-CE
Av. Dr. Silas Munguba, 1700, Campus do Itaperi, Serrinha, Fortaleza-CE
CEP: 60740
– 903 - Telefone: (85) 31019775
E-mail: gpehmat@gmail.com
E-mail: gpehmat@gmail.com
Blog: http://gpehm.blogspot.com/
O link para inscrição é esse mesmo?
ResponderExcluir